Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tecnologia

Inovates gradua duas novas empresas

Por Nicole Morás

Postado em 07/12/2018 16:01:03


Compartilhe

Após um período de quatro anos de incubação, as empresas Requisittus Desenvolvimento de Software e LZR Engenharia foram graduadas pela Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) na noite da última quinta-feira, 6. A cerimônia, realizada na Sede Social da Univates, também marcou a comemoração de 15 anos da Inovates, que é celebrado no dia 16 de dezembro.

Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, lembrou do início da Inovates como resultado de uma parceria entre universidade, empresas e setor público. “As atividades eram realizadas em um prédio cedido pela Prefeitura, até que sentimos a necessidade de trazer a Inovates pra dentro do campus, pois a interação com o ambiente acadêmico é muito importante para o desenvolvimento das incubadas. Em 2014, com a inauguração do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates, houve uma fusão da Inovates e do Tecnovates e cada vez separamos menos as empresas devido ao seu nível de maturidade”, disse ela. Simone também comentou o projeto de abertura do campus da Univates para a rua Bento Rosa. “Significa mais do que abrir um caminho, é o embrião para uma rota da inovação, a abertura do ambiente de inovação para a cidade, inserindo a sociedade nesse ambiente”, finalizou ela.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, também destacou a parceria entre o poder público e a universidade, “a exemplo do que já é feito na área da saúde no município de Lajeado”, disse ele. Caumo analisou ainda que o poder público é um dos elos que precisa insistemente de novas metodologias, para não se tornar uma administração atrasada.

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, lembrou do professor Sérgio Reis, falecido na última quarta-feira, como exemplo de inovação. “Ele ajudou a implantar a televisão no Brasil e participou do início das atividades de diversas emissoras de rádios e tv no Rio Grande do Sul. Também foi o jornalista a fazer a primeira transmissão ao vivo no Brasil”, disse o reitor. Lazzari seguiu sua fala sobre a trajetória da Inovates destacando o quanto é possível ver  os frutos sendo colhidos. “A própria instituição amadureceu a forma de trabalhar com inovação, assim como a região e a cidade. Temos muitos exemplos do exterior e é importante conhecê-los, mas precisamos criar um modelo próprio de crescer e evoluir nesses aspectos”, analisou ele.

Por fim, a coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini afirmou que mais de 1700 pessoas participaram dos mais de 75 eventos realizados no Parque Científico durante o ano de 2018. ‘Muitos deles são resultado das atividades das nossas incubadas e residentes, que têm seus negócios nas mais diversas áreas. Quantos mais negócios incubados tivermos, mais conseguimos promover a inovação”, disse ela, projetando para 2019 o desenvolvimento de propostas de atuação integrada e da ampliação de movimentos em inovação social.

Do Startup Weekend para a Inovates

Uma das empresas a se graduar foi resultado de uma ideia surgida na primeira edição do Startup Weekend Lajeado, em 2014, realizado na Univates. O processo de incubação foi parte da premiação do grupo, que manteve o mesmo projeto desde o evento.

De acordo com Rodrigo Oliveira, um dos idealizadores da Requisittus Desenvolvimento de Software, a incubação foi importante para eles contarem com o auxílio dos mentores. “Eles nos questionavam, apresentavam outros olhares e nos motivavam a melhorar o produto. Foi uma experiência muito válida ter acesso ao suporte da Inovates e à estrutura para dar continuidade ao projeto”, explicou Oliveira.

Ele acrescentou ainda que a grande validação do software Avalie desenvolvido por eles foi durante o CRIExp, quando mais de nove mil pessoas responderam à pesquisa sobre o evento. “A partir daí vimos que podíamos ir para o mercado. Atualmente, o sistema online de pesquisas pode ser utilizado em eventos, atividades de ensino, no comércio e na gestão de empresas”, explicou Oliveira, acompanhado de um dos seus sócios, Cléverton Heming.

Visita aos laboratórios do Tecnovates

Antes da cerimônia de graduação das incubadas da Inovates, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário do Planejamento e Urbanismo (Seplan) de Lajeado, Rafael Zanatta, visitaram os novos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e da Inovates, dentre os quais o Food FabLab, o Laboratório de Biotransformação de Alimentos e o Centro de Biotransformação de Alimentos, este último construído em parceria com a empresa Naturovos.Eles foram recebidos pelo reitor da Univates, Ney Lazzari; pela Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp; pela funcionária Bruna Auler e pela Pós-Doutoranda Franciele Bücker, bolsista do convênio de pesquisa e desenvolvimento com entre Tecnovates e Naturovos.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar