Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pró-reitor Administrativo da Univates é reeleito presidente do Sindiman

Postado as 13/12/2018 10:52:33

Por Elise Bozzetto

Elise Bozzetto

O pró-reitor Administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, foi reeleito, por unanimidade, presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiman) para o próximo triênio (2019-2021). 

É o segundo mandato que Moerschbaecher assume na entidade, fundada em 2016 para representar as universidades comunitárias gaúchas. A chapa única foi eleita em dezembro e assume posse no dia 28 de janeiro, em Porto Alegre, quando ocorre também a primeira reunião de trabalho do grupo. 

O principal desafio para os próximos anos, segundo o presidente, é a implementação de um centro de serviços compartilhados. “Estamos contratando um executivo que vai cuidar de toda a parte de compra compartilhada das universidades comunitárias associadas ao Sindiman. A ideia é trabalhar em compras conjuntas para reduzir preços de insumos e realizar o intercâmbio de boas práticas administrativas”, sinaliza Moerschbaecher. Além disso, a gestão tem como foco manter relação de alto nível com as entidades de representação dos funcionários técnico-administrativos e professores. 

Estar à frente pelo segundo mandato de um sindicato que representa mais da metade dos universitários gaúchos mostra o reconhecimento ao trabalho de liderança e gestão que a Univates desenvolve. “Hoje a Univates tem diversas participações políticas. Além de mim, o nosso reitor, Ney José Lazzari, também integra a diretoria do Sindiman. O professor Ney também atuou durante muitos anos à frente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (Abruc). Isso mostra o comprometimento que temos com a causa das comunitárias. Somos instituições comprometidas com o desenvolvimento de nossas comunidades e oferecemos à sociedade muito mais que ensino e pesquisa. Estamos profundamente envolvidos no desenvolvimento econômico e social do entorno no qual nossas instituições atuam”, explica Moerschbaecher. 

Composição da Diretoria 2019-2021

Presidente: Oto Roberto Moerschbaecher - Univates/Fuvates
Vice-presidente de Secretaria: Felipe Barcarollo - Unisinos/Asav
Vice-presidente de Finanças: Carlos Eduardo Moreira Tavares - Unicruz/Fund. Unicruz
Vice-presidente de Relações Humanas: Aragon Alberto Bergonci - Unisinos/Asav
Vice-presidente de Ensino: Miguel do Nascimento Costa - Unilasalle/Sociedade Porvir Científico
Vice-presidente de Assuntos Institucionais: Ney José Lazzari - Univates/Fuvates
Delegado Representante: Oto Roberto Moerschbaecher - Univates/Fuvates
Delegado Representante: Mauricio Fontoura Trindade - IPA
Conselho Fiscal: Eltor Breunig - Unisc/Apesc
Conselho Fiscal: Osvaldo Schmitt Junior - Feevale/Aspeur
Conselho Fiscal: José Luís Bressam - Unijuí/Fidene

Suplentes
Vice-presidente de Secretaria: Cesar Augusto Rothmund - Unisc/Apesc
Vice-presidente de Finanças: Sebastião Mansur Kaé - Urcamp/FAT
Vice-presidente de Relações Humanas: Aislan de Andrade Freitas - UPF/FUPF
Vice-presidente de Ensino: Ana Maria dos Santos Hackbart - UCPel/Apac
Vice-presidente de Assuntos Institucionais: Renaldo Vieira de Souza - Unilasalle/Sociedade Porvir Científico
Delegado Representante: Aragon Alberto Bergonci - Unisinos/Asav
Delegado Representante: Isabel Cristina Arraes Degrazia - PUCRS/Ubea
Conselho Fiscal: Nestor Henrique de Cesaro - URI/FuRI
Conselho Fiscal: Lauro Antônio Pasche - Unijuí/Fidene