Univates oferece quatro novos cursos Técnicos a partir de 2019

Postado as 14/12/2018 09:06:51

Por Leonardo Seibel

Interessados em ingressar em um curso Técnico ainda no primeiro semestre de 2019 podem realizar sua inscrição no site www.univates.br/inscricao até o início das aulas, no dia 14 de fevereiro. A partir do próximo ano, quatro novas opções se juntam à grade de cursos oferecida pela Univates - Agronegócios, Técnico em Cervejaria, Imobilizações Ortopédicas e Mecânica. Com os novos cursos, a instituição passa a oferecer 21 opções de cursos Técnicos.

A duração média segue a dos demais cursos já existentes: dois a três anos, dependendo do número de disciplinas cursadas. Para ingressar em um dos cursos não é necessário ter concluído o ensino médio e não há processo seletivo via prova. Os cursos técnicos poderão ser realizados de forma concomitante com o ensino médio, mas, para receber o diploma de técnico, é necessário ter concluído o ensino médio.

Saiba mais sobre os novos cursos

O curso Técnico em Agronegócio forma profissionais para a gestão de negócios na área, podendo coordenar a produção, o armazenamento, o processamento e a comercialização dos produtos agrícolas e derivados. O profissional também avalia custos de produção e opções de comercialização de novos produtos e serviços, além de captar e aplicar linhas de crédito compatíveis com a produção, implantar e gerenciar o turismo.

Já o Técnico em Cervejaria é o único técnico do segmento no Rio Grande do Sul e prepara profissionais para coordenar atividades de produção de cervejas, como moagem do malte, maceração, filtração, fervura, decantação e resfriamento do mosto, fermentação, maturação e envasamento do produto. O profissional orienta a aquisição e a manutenção de equipamentos e executa o controle de qualidade da bebida.

O curso de Imobilizações Ortopédicas oferece conhecimento para quem tem interesse em confeccionar, aplicar e retirar aparelhos gessados, talas gessadas e enfaixamentos. O profissional prepara e executa trações cutâneas e auxilia na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual de fraturas e luxações.

Por fim, o curso Técnico em Mecânica capacita profissionais para projetar ferramentas, manusear equipamentos, controlar processos de fabricação e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos seguindo os requisitos de segurança e qualidade. O estudante é qualificado para planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Além disso, aplica processos de solda, fresa, torneamento, técnicas de medição e ensaios mecânicos.

A lista completa com os 21 cursos oferecidos pela Univates pode ser conferida no site www.univates.br/tecnicos. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou e-mail cep@univates.br.