Curso de História da Univates é o melhor do RS

Postado as 28/12/2018 17:15:56

Por Elise Bozzetto

Você sabe a importância de escolher uma universidade conceituada, com cursos de qualidade, certo? Além de ter ensino mais qualificado, o futuro profissional entra com pé direito no mercado de trabalho.

Elise Bozzetto

Para garantir a qualidade dos cursos, todos o anos o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos. No final de 2018, foram divulgados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) das provas aplicadas em 2017. E sabe como foram esses resultados para a Univates? Fantásticos! Estamos muito orgulhosos e resolvemos compartilhar com você um pouco dessa avaliação:

Apenas 6% (43) dos cursos avaliados no Rio Grande do Sul (770) alcançaram a nota máxima (5, numa escala de 1 a 5) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro. Na Univates, o índice de notas máximas é de 35%, seis vezes maior do que a média estadual. Se comparado à média brasileira, a diferença é ainda maior: apenas 2,26% dos cursos no Brasil têm nota 5, ou seja, a Univates conquistou média quinze vezes maior do que a média das universidades do País. Isso é muito bacana, não?

E o nosso curso de História foi um dos sete cursos da Univates que ficaram com a nota máxima. No CPC, o curso tirou nota 5, sendo considerado o melhor do Rio Grande do Sul. Entre as universidades privadas, ele também é o segundo melhor de todo o Brasil.

Nicole Morás

Com a palavra, quem faz o curso ser TOP:

Conforme o coordenador do curso, Mateus Dalmáz, a qualidade do curso de História está no preparo de um profissional que tenha competência para atuar na docência e na pesquisa sobre história regional, nacional e internacional. “Cultura, sociedade, política e economia do ocidente e do oriente são estudados com um olhar científico e multidisciplinar, com metodologias ativas e construtoras de conhecimento”, pontua Dalmáz. Para o docente, os diferenciais do curso da Univates são as vivências do estudante na história e na cultura regional, bem como no cotidiano escolar do Vale do Taquari por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Diplomada do curso em 2009B, Karen Pires ainda permanece na Univates. Atualmente ela cursa o doutorado em Ambiente e Desenvolvimento. “Sempre gostei de estar na Universidade. Durante a graduação de História fiz muitas amizades que permanecem até hoje, tive grandes aprendizagens, salientando que a formação em História foi um diferencial para além da formação acadêmica, mas para a vida”, comenta a estudante. Karen conta que, após a formatura, outras oportunidades surgiram para que ela permanecesse e continuasse seus estudos. “Acredito que a qualidade vem da dedicação dos professores do curso, da coordenação, que sempre incentivou e expôs a importância das avaliações externas, do empenho e do compromisso dos alunos e de toda a estrutura que a Univates oferece”, afirma.

Para ela, os anos em que atuou como bolsista de iniciação científica foram marcantes. “A bolsa de iniciação científica me proporcionou novos conhecimentos, participação em eventos em outras universidades. Lembro também do momento em que participei no teatro da comemoração da transformação da Univates de Centro Universitário para Universidade. Outro momento muito especial para mim foi quando palestrei na semana acadêmica do curso de História em setembro deste ano”, recorda.

Elise Bozzetto

Dúvidas sobre a profissão de um licenciado em história? Fica aqui e a gente explica:

Além de exercer a função de professor em escolas de Ensino Fundamental e Médio, o futuro profissional pode trabalhar como assessor político, conduzindo campanhas e direcionando programas de interesse social, atuar em museus, galerias de arte, bibliotecas, como arqueólogo, prestar consultoria em produções cinematográficas, de televisão, resgate histórico das diversas formações sociais.

Não fique fora dessa!

Você ainda tem alguma dúvida de que aqui é seu lugar? A gente não! E queremos você aqui, ajudando a qualificar ainda mais nossos cursos.

A Univates oferece o curso de História nas modalidades presencial e a distância. As inscrições para o Vestibular (presencial ou a distância) podem ser feitas gratuitamente pelo site univates.br/vestibular. No caso das provas agendadas de redação, o vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova (são 17 polos disponíveis). O ingresso ainda pode ser feito por meio da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou do aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates anterior.