Pedagogia da Univates: melhor curso do Sul do Brasil

Postado as 11/01/2019 09:12:03

Por Nicole Morás

Elise Bozzetto

O curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari é reconhecido por sua excelência e deve ser visto como referência, segundo o Ministério da Educação (MEC), com base na última avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), no qual o curso obteve nota 5 em uma escala de 1 a 5. Com esse resultado, o curso da Univates também se consolida como o melhor curso do Sul do Brasil.

Um dos diferenciais do currículo da Univates é a reflexão de professores e estudantes  sobre a ampliação do campo de atuação do pedagogo na sociedade e a sua atividade no processo de ensino e de aprendizagem. De acordo com a coordenadora do curso, Danise Vivian, a matriz curricular está organizada de tal forma que os estudantes realizam práticas em quase todos os semestres, desde o início do curso, dentro do que é permitido pela legislação normativa.

Essas práticas têm como objetivo a inserção do estudante em espaços escolares e não escolares, vivenciando diferentes e potentes experiências educativas. Tal possibilidade do curso de Pedagogia caracteriza-se como um elemento inovador que sustenta a articulação entre teoria e prática, fundamental à formação docente, além de aproximar o acadêmico do cotidiano de espaços escolares e não escolares, possibilitando-lhes a participação, criação e desenvolvimento de práticas metodológicas inovadoras e interdisciplinares no processo de ensino e de aprendizagem
Danise Vivian

Ela acrescenta que o currículo do curso constitui-se como uma organização plural composta por seminários, estudos para a formação docente, práticas investigativas, práticas metodológicas, estágios supervisionados e componentes curriculares diversos que vão constituindo a formação do pedagogo, não somente como o executor de uma prática, mas enquanto um sujeito que pensa, age, cria, experimenta. “Dessa forma, seu currículo de formação é compreendido como um conjunto de situações de aprendizagens, vivências, experiências e experimentações, e de reflexões, problematizações e criações de novas possibilidades pedagógicas”, analisa a coordenadora.

 

Divulgação

Para a diplomada Luiza Rambo, é difícil delimitar apenas um diferencial do curso de Pedagogia da Univates, pois considera que o diferencial seja constituído por vários aspectos que se  complementam e contribuem para uma formação sólida. Dentre esses aspectos ela cita: o currículo do curso, muito bem construído e articulado às demandas do pedagogo na contemporaneidade; o corpo docente qualificado, responsável e comprometido com a formação discente e a dinâmica das disciplinas do curso, colocando os alunos em situações diversas, provocando o pensamento, a reflexão, a criação. ”Penso que cada um desses elementos contribui para a formação de um profissional pesquisador, crítico, capaz de estabelecer relações, questionar seus pressupostos e indagar o que ocorre a sua volta, tanto no âmbito educacional quanto em outros aspectos que a ele estão relacionados”, analisa.

Luiza acrescenta que, durante os oito anos em que cursou a graduação, teve vários momentos significativos. “Pensando na formação de professores, além das práticas pedagógicas como os estágios obrigatórios, acredito que as saídas de campo para conhecer ou desenvolver práticas em diferentes escolas foram experiências bastante enriquecedoras, na medida em que permitiram o contato com as mais distintas realidades”, finaliza.

Nesse sentido, o curso possibilita a realização de estágios em espaços escolares e não escolares, como Museu de Arte do Rio de Janeiro(MAR), Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures/Univates). Além disso, os acadêmicos podem realizar estágios na Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental (Emafa), em Ilópolis, e na Escuela Pedagógica Experimental (EPE), na cidade de Bogotá - Colômbia.

Inscrições abertas

A Univates oferece o curso de Pedagogia nas modalidades presencial e a distância. As inscrições para o Vestibular (presencial ou a distância) podem ser feitas gratuitamente pelo site univates.br/vestibular. No caso das provas agendadas de redação, o vestibulando pode escolher entre as datas e os horários disponíveis na cidade em que pretende realizar a prova (são 17 polos disponíveis). O ingresso ainda pode ser feito por meio da inscrição pela nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou pelo aproveitamento do resultado de um Vestibular da Univates anterior.