Univates inicia processos seletivos para a UPA

Postado as 16/01/2019 16:52:36

Por Lucas George Wendt/Dipes

A Univates, como consequência do trabalho desempenhado na gestão das equipes que atuam na Atenção Básica do município de Lajeado por meio do setor de Assistência Profissional em Saúde (APS) passa, também, a partir de janeiro, a atuar na gestão material e das equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O Projeto de Lei Municipal 160, matéria encaminhada pelo Executivo, foi aprovado na Câmara de Vereadores em sessão extraordinária em 28 de dezembro.

Bruna Laís Alves/Dipes

O novo contrato firmado com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa) será integralizado aos poucos. Até o fim de março, mês em que o vence o contrato do município com a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), a Univates terá realizado todos os processos de seleção e contratação dos cerca de 130 profissionais que atuam no local. A Instituição, dessa forma, substituirá gradativamente os profissionais vinculados à FHGV por contratados por meio de processos seletivos organizados pela própria universidade.

A despeito da mudança da prestadora de serviço de gestão de pessoal, terceirizada pelo Poder Público, a gestão da Unidade continua sob responsabilidade do governo de Lajeado.

O contrato de prestação de serviços determina, como competências da Univates além da contratação, o treinamento, o acompanhamento, avaliação e a supervisão dos profissionais da UPA, bem como a gestão dos recursos materiais do local. Os profissionais da UPA contratados pela Universidade do Vale do Taquari estão vinculados, como os funcionários do APS, ao Centro Clínico. A Univates assume a coordenação efetiva em 1º de abril - até lá, a gestão será compartilhada com a FHGV.

A gerente do Centro Clínico, Fabíola Colombo, explica que a Univates está prestando apoio à FHGV, que permanece até 31 de março. “A partir de 1º de abril a Prefeitura assume a gestão da UPA e a Univates passa a ser a contratada para prestar alguns serviços - disponibilizando profissionais e fazendo a gestão de compras e materiais. Neste período de transição já estamos disponibilizando alguns profissionais demandados pela Prefeitura à FGHV”, observa.

O secretário de Saúde de Lajeado, Tovar Musskopf, avalia como positiva a troca de gestão entre as duas entidades prestadoras de serviço à Sesa. “A Univates é a Universidade de Lajeado. Com isso estaremos mais próximos dos gestores para avaliar e fazer as melhorias necessárias ao serviço”. Para o secretário, a instituição sempre prestou serviços à comunidade regional. “Futuramente poderá desenvolver diversas atividades voltadas a área da saúde, aproveitando os alunos dos diversos cursos para realizar trabalhos científicos através da coleta de dados dos atendimentos da UPA, e depois ações nas comunidades para promover prevenção em saúde”, exemplifica.

Processos seletivos

O primeiro edital já foi finalizado com a contratação de 11 Técnicos em Enfermagem. Os novos funcionários da Univates iniciaram seu trabalho no local na segunda (14), após passarem por programa de integração realizado pela Univates. No momento, outros dois processos seletivos estão em andamento, sendo um deles para contratação de serviços médicos - que prevê a admissão de 40 deles - e outro para profissionais diversos que atuam na UPA.

Na quarta-feira (15), nos turnos da manhã e noite, aconteceu a aplicação de provas para mais de 1 mil inscritos no processo seletivo de contratação de profissionais para as vagas de Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Farmácia, Enfermeiro, Farmacêutico e Técnico em Radiologia - todas do segundo edital aberto. Os colocados nas primeiras posições para cada uma dessas vagas serão chamados para as etapas seguintes da seleção e, ao fim, poderão ocupar os postos de forma gradual, a partir vencimento (e da não renovação) dos contratos dos profissionais contratados pela FHGV.

Os inscritos por vaga

Assistente Social - 90 inscritos
Auxiliar de Farmácia - 93 inscritos
Enfermeiro - 145 inscritos
Farmacêutico - 51 inscritos
Técnico em Enfermagem - 137 inscritos
Técnico em Radiologia - 134 inscritos
Assistente Administrativo de Saúde - 367 inscritos
Total: 1.017 inscritos

Como funciona a UPA?

A UPA é localizada na rua Carlos Spohr Filho, no bairro Moinhos d’Água, em Lajeado. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são elos entre os serviços de baixa complexidade (a Atenção Básica) e alta complexidade (a Atenção Hospitalar). Instaladas em diversas cidades do país, juntas elas formam uma Rede de Atenção às Urgências. Funcionam 24h por dia, todos os dias da semana, e oferecem atendimentos à população em casos de complexidade intermediária. Os atendimentos são realizados pela Sistema Único de Saúde (SUS).