Curso de Sistemas de Informação da Univates é o melhor do Sul do Brasil

Postado as 18/01/2019 08:14:24

Por Natália Bottoni

Tuane Eggers

Voltado aos apaixonados por informática, em 2005 iniciou o curso de Sistemas de Informação na Univates. Na última avaliação, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2018, o curso foi considerado o melhor da região Sul do Brasil, conquistando nota máxima (5), considerada excelente, no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Entre outros fatores, o CPC é calculado a partir das notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Artur Dullius

O resultado mostra que os estudantes são profissionais qualificados que estão em formação e que podem suprir as necessidades das empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) da região, do estado, do país e do mundo todo, se for necessário. A demanda nesse ramo é grande e há uma busca contínua por profissionais
Coordenador do curso, Evandro Franzen

O histórico do curso na Univates é positivo, conforme lembra Franzen. As notas alcançadas no Enade sempre foram boas. Nas disciplinas, a Universidade opta por turmas menores, para que possa haver um aluno por equipamento eletrônico, o que é um diferencial na formação acadêmica. O corpo docente conta com professores com inserção no mercado de trabalho que possuem experiência na área em empresas locais. “O objetivo é incentivarmos os estudantes a aprenderem mais sobre as novidades desse universo da tecnologia”, finaliza o professor.

Univates é uma das melhores universidades do RS

“Participação essencial no futuro das pessoas, instituições e governos”

Divulgação

Quando a diplomada em Sistemas de Informação Fernanda Elisa Finkler prestou Vestibular em 2007, a área de TI não era conhecida por muitos. Esse fato a desafiou a querer conhecer mais sobre e fazer algo diferente na faculdade. “Menos comum ainda eram mulheres nesse ramo”, conta.

A sua trajetória no mercado de trabalho iniciou há quase dez anos, quando trabalhou com documentação de software. Após passou a realizar testes de software e a ministrar treinamentos dos módulos do sistema. “A atividade engrandeceu e se tornou atribuição de uma equipe maior, da qual passei a atuar como coordenadora”, relata. Com um olhar criterioso, como refere, ela sempre observou todo processo que envolve o desenvolvimento de software: boas práticas, padrões de trabalho, fluxos. Após a formação profissional e experiência na área, passou a atuar como supervisora de produtos e desenvolvimento, que agrupa as áreas de Análise, Desenvolvimento e Qualidade do Produto.

Divulgação

Acredito que o profissional desse curso tem participação essencial no futuro das pessoas, instituições e governos. Pensamos em modelos e meios de solucionar diversos tipos de situações e nos tornamos aptos a desenvolver ferramentas para isso, como aplicações ou sistemas. Nós pensamos de forma ordenada e sistemática e normalmente conseguimos organizar tudo em algum fluxo e, a partir disso, analisar as possibilidades de soluções
Diplomada em Sistemas de Informação Fernanda Elisa Finkler

Para o futuro, Fernanda pretende continuar aprendendo e participar de cursos, palestras e workshops para, além de ouvir sobre a carreira, aproveitar para compartilhar experiências com outras pessoas da área de TI. “Ainda quero buscar uma especialização, seja voltada a esse ramo ou à gestão de pessoas”, conclui.