Grupo da Univates realiza intercâmbio no Canadá

Postado as 15/02/2019 09:12:43

Por Nicole Morás

Divulgação

Toronto, no Canadá, é o destino escolhido por um grupo de 26 estudantes e professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates para a prática da língua inglesa. Eles estão realizando um curso de duas semanas na escola Geos Languages Plus, da rede Sprachcaffe.

O grupo frequenta aulas diárias, em diferentes turmas e níveis, conforme o conhecimento de cada um na língua inglesa. De acordo com a coordenadora do Univates Idiomas, Caroline Labres Krohn, que acompanha o grupo, os estudantes estão ampliando seu vocabulário, aumentando sua compreensão auditiva e praticando bastante a oralidade em todas as situações, desde a interação com os colegas de turma de outras nacionalidades até o pedido de comida ou café nas lancherias.

Os participantes ficam hospedados em casas de família, o que também possibilita que eles se aproximem da cultura e do estilo de vida canadense, vivenciando o dia a dia com seus ‘host parents'
Caroline Labres Krohn

Além das aulas de língua inglesa, são realizadas visitas e atividades turísticas que colocam os estudantes em contato com o inglês em situações reais do cotidiano. O grupo já visitou a Torre CN, cartão postal da cidade, a Casa Loma, o aquário, o zoológico, as cataratas do Niágara, o Museu Real de Ontário, a Assembleia Legislativa, e também se arriscou na patinação no gelo.

Realizando um sonho

Divulgação

Wiliam Luan Hauschild é aluno e funcionário da Univates e é portador de hipermetropia e nistagmo congênito, por isso tem somente 20% da visão. Com o grupo do Canadá ele encontrou uma oportunidade de conhecer um país com o qual sempre sonhou. Confira a entrevista com ele:

Por que escolheu a viagem em grupo da Univates?

Sempre tive o grande sonho de conhecer o Canadá, o modo como funciona bem o país no qual estão inseridas diversas culturas. Quando surgiu a oportunidade de intercâmbio pela Univates decidi enfrentar o desafio, já que tinha conhecimento de que seria muito positivo para mim.

O que achou de Toronto?

Toronto é uma cidade totalmente organizada com um admirável sistema de transportes. O que impressiona é a pontualidade dos ônibus, por exemplo. Nota-se que houve planejamento para que a cidade se adequasse ao volumoso nível populacional. Gostei muito do modo como tudo funciona, sendo assim uma possibilidade para mim no futuro.

Quais foram as maiores dificuldades?

Inicialmente foi difícil me locomover pela cidade. Apesar da minha baixa visão, consegui me locomover sozinho pela cidade, já que é possível controlar tudo com o celular.

No que você se superou?

Foi incrível a sensação de independência ao ir para diversos lugares sozinho, considerando o grande tamanho desta cidade.

Indicaria a viagem para alguém?

Se você tem vontade de conhecer novas culturas e enfrentar novos desafios, sugiro o intercâmbio pela Univates. É uma incrível experiência que ficará para sempre na sua memória. Agradeço a oportunidade de fazer parte do grupo Toronto 2019, que se tornou uma grande família. Além dos momentos de diversão e aprendizagem, levarei comigo muitas amizades.

Quer viajar por duas semanas e estudar inglês também?

Regularmente o Univates Idiomas e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates organizam grupos para a prática de línguas estrangeiras em diversos países. Se você possui vínculo com a Univates, entre em contato com internacional@univates.br e fique por dentro das oportunidades.