Inscrições para intercâmbio iniciam no dia 25

Postado as 21/02/2019 15:36:41

Por Nicole Morás

Elise Bozzetto

Se você planeja fazer intercâmbio acadêmico, anote na agenda e coloque o despertador para não esquecer: a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates recebe inscrições, a partir de segunda-feira, dia 25, de estudantes interessados em estudar no exterior em 2019B.

São 48 opções de universidades em 21 países. A novidade deste semestre no edital da graduação é a Universidade de Lleida, na Espanha, com a qual a Univates firmou convênio no final de 2018. Entre as opções há oportunidade de bolsa em oito instituições, conforme informações do edital. As inscrições podem ser realizadas por estudantes dos cursos técnicos e de graduação até o dia 11 de março.

Entre os critérios de seleção estão o percentual de créditos concluídos, a média geral das notas do aluno no curso, a frequência nas aulas e entrevista com representantes da DRI e com o coordenador do curso. Para participar é preciso anexar no sistema de inscrições o formulário devidamente preenchido, Curriculum Vitae, histórico disponível no Universo Univates, carta de motivação, pré-plano de estudos e cópia do passaporte (se tiver) e ter aprovação em teste de proficiência.

Aos alunos dos cursos técnicos são oferecidas quatro vagas em Portugal. Já entre as opções de países para os alunos de graduação estão Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Letônia, Macau, México, Portugal, Peru, Suécia, Suíça e Uruguai.

O edital para alunos de graduação pode ser conferido neste link. Alunos de cursos técnicos podem acessar o edital aqui.  Mais informações podem ser conferidas em www.univates.br/dri, pelo e-mail dri@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7019.

Proficiências

O período de inscrições para as provas de proficiência em inglês, espanhol, alemão, italiano e francês é de 28/02 a 14/03. A prova de inglês ocorre no dia 21 de março e as demais ocorrem no dia 15 de março. Mais informações em www.univates.br/proficiencia.

Sou aluno de EAD, posso me inscrever?

Pode, sim! O processo realizado pela Univates é uma pré-seleção, sendo necessário que a instituição de destino aceite o estudante, havendo instituições que aceitam estudantes da modalidade a distância. Por isso, se você é aluno de algum curso a distância, pode se candidatar também. Os requisitos para participar da seleção na Univates são os mesmos exigidos dos estudantes de cursos presenciais.

Semana do Intercâmbio

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates realiza, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a Semana do Intercâmbio, com uma programação que objetiva disseminar a interculturalidade e divulgar as opções de intercâmbio e seus benefícios. Saiba mais aqui.