Programa Qualifica é apresentado aos estudantes de Direito da Univates

Postado as 19/03/2019 13:50:58

Por Carla Bagnara

Carla Bagnara

O curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates lançou, nesta segunda-feira, dia 18, o Programa Qualifica. O objetivo da iniciativa é aprimorar o desempenho acadêmico dos estudantes nos indicadores externos do curso por meio de ações específicas voltadas aos alunos.

Segundo o professor do curso de Direito Junior Roberto Willig, um dos organizadores do Programa, a ideia do Qualifica surgiu a partir do interesse dos estudantes, que, na maioria, pretendem prestar concursos públicos ou advogar. “A prova da Ordem e as provas de concursos são um grande desafio e exigem preparação específica conjugada com a sala de aula. Nesse sentido surge o Programa Qualifica que pensa na preparação do aluno”, declarou Willig.

A intenção do Programa é identificar as fragilidades do curso e dos estudantes e, a partir disso, aplicar as ações. Estas têm a finalidade de mobilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância de provas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de capacitá-los para a sua realização profissional.

A novidade deste ano é que as ações do Qualifica estão disponíveis para todos os alunos do curso de Direito. Ano passado, o projeto atingiu apenas os estudantes com mais de 80% do curso concluído. Com a mudança, o professor Willig afirma que o Programa envolverá mais de 750 alunos.

Conheça as metas para este ano

Carla Bagnara

- Questionários simulados do Enade;

- Acompanhamento do estudante em relação ao Exame da Ordem;

- Cursos de extensão (parceria com o Diretório Acadêmico);

- Banco de provas;

- Disponibilização de uma plataforma de capacitação para o Enade e outra para a OAB;

- Prova Transversal;

- Capacitações para os docentes em relação ao Enade e à OAB.