Univates no caminho da inovação

Postado as 21/03/2019 10:27:46

Por Nicole Morás

A inovação pode ser aplicada a qualquer área para que sejam alcançados resultados melhores em processos, produtos ou serviços. Na Universidade do Vale do Taquari - Univates essa temática vem ganhando força nos últimos anos com a criação, por exemplo, da Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) em 2017, que reforça a visão institucional de ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico.

A inovação e a sustentabilidade podem ser aplicadas a qualquer área ou setor da Instituição, e a criação da Dins traz o olhar institucional para todas as ações que fazemos, propiciando mais conexões entre diferentes projetos e também com a sociedade
diretora de Inovação e Sustentabilidade, doutora Simone Stülp

No âmbito acadêmico, algumas iniciativas buscam promover a inovação. É com esse intuito que algumas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação são realizadas em parceria com o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Outro exemplo foi a criação do Núcleo de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (CRIE), que vem promovendo eventos e ações nas suas áreas de atuação.

As atividades de incentivo à inovação, transpassam os muros do campus e vão além, articulando com entidades e atores do município. Nesse sentido, a Univates é uma das grandes apoiadoras do projeto Pro_Move Lajeado, cujo lançamento ocorre na próxima quinta-feira, dia 28, às 19h, no Teatro Univates. O evento também contará com a palestra "O Futuro Vai ser Assim", com Arthur Gubert. O Pro_Move Lajeado é resultado de uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Lajeado, a Univates e empresas do município, que concretiza a ideia de tríplice hélice para inovação.

Univates e a Rota da Inovação

Uma das ações previstas para o Pro_Move Lajeado é a criação da Rota da Inovação, que terá percurso da rua Bento Rosa, nas proximidades do Tecnovates, até o Centro de Lajeado. De acordo com a diretora da Dins, a abertura do campus da Univates para a rua Bento Rosa é reflexo do apoio da Instituição ao Pro_Move Lajeado. “A rota não é um percurso geográfico, mas um conceito que busca interligar os agentes de inovação. Com o novo acesso ao campus, estamos abrindo espaço para que a cidade e a Universidade se aproximem”, explica Simone.