Univates recebe presidente da Certel em reunião-almoço

Postado as 04/04/2019 14:52:50

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

A Univates promove encontros periódicos com empresas, indústrias, prestadores de serviço e lideranças do Vale do Taquari. Os objetivos da ação são dialogar e pensar de forma conjunta o desenvolvimento regional, além de manter relacionamento próximo com os diversos setores da sociedade.

Na quarta-feira, dia 3, a Instituição recebeu a visita do presidente da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia), Erineo José Hennemann, em uma reunião-almoço. Participaram do encontro a Reitoria da Univates, diretores dos Centros, representantes da área de pesquisa da Instituição e do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), além de Hennemann.

A Univates, instituição comunitária, e a Certel, de caráter cooperativo, reuniram-se como um primeiro passo para unir forças com o objetivo de promover melhorias na prestação de serviços à comunidade. Hennemann explicou sobre o momento atual de cada uma das diferentes áreas de atuação da Cooperativa, compreendidas pelas Lojas Certel, Geração de Energia e a Certel Artefatos de Cimento. “A Cooperativa passa por um novo modelo de governança, em que ocorre maior participação do associado na tomada de decisão”, afirmou.

O presidente também citou o projeto atual da nova fonte de energia para a região do Vale do Taquari, que proporcionará autossuficiência nos próximos 15 anos. O projeto prevê a conexão da Certel com uma futura subestação de Costão que receberá energia de uma linha de transmissão de 230 kilovolts interligada com a subestação de Garibaldi. Para o futuro, a Certel objetiva o desenvolvimento de projetos de geração de energia nas áreas de energia solar, hídrica, eólica e de biomassa.

A aproximação entre a Univates e Certel continua a partir de um próximo encontro  de trabalho para levantamento das necessidades em que a Instituição pode ajudar a Cooperativa via Tecnovates, cursos e projetos de pesquisa.