Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Univates e Sesa recebem prêmio nacional

Postado as 15/04/2019 16:21:54

Por Redação

Divulgação

O projeto “Pause - Saúde e Bem-Estar no Trabalho: uma proposta de intervenção com trabalhadores da atenção básica com a introdução das práticas integrativas e complementares” recentemente foi premiado no concurso InovaSUS 2018, promovido pelo Ministério da Saúde. A proposta desenvolvida pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Univates e pela Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajeado se classificou em 8º lugar, entre centenas de concorrentes.

O projeto foi desenvolvido pela psicóloga Larissa Líbio e pela fisioterapeuta Manuela Simonis. O prêmio, no valor de R$ 85.000,00, foi depositado no Fundo Municipal de Saúde da Prefeitura de Lajeado e será aplicado em ações de saúde do trabalhador na atenção básica, conforme o plano de trabalho aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Divulgação

O prêmio InovaSUS busca identificar, reconhecer e premiar as experiências inovadoras em gestão do trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto vencedor da Univates começou a ser realizado em 2017, no Centro de Saúde do bairro São Cristóvão e na Estratégia de Saúde da Família do bairro Campestre. A proposta objetiva promover o bem-estar físico e emocional no trabalho, incentivando momentos de pausa dos profissionais para a realização de atividades corporais e espaços de reflexão.

O coordenador da residência, professor Glademir Schwingel, afirma que os resultados com as equipes foram excelentes. “O estresse do dia a dia diminuiu e os profissionais se aproximaram entre si. Sabemos que o trabalho em saúde não é simples, pois envolve muitos processos complexos que causam sofrimento”, destaca.

 

Saiba mais

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem a participação de profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia e é desenvolvida em parceria com a Sesa de Lajeado em vários serviços de saúde. O residente tem vínculo de dois anos, recebendo bolsa do Ministério da Saúde.