Univates apresenta novo sistema de matrícula

Postado as 22/04/2019 15:01:28

Por Nicole Morás

Elise Bozzetto

Das 6h do dia 29 de abril ao dia 12 de maio estará aberto o período de rematrícula para estudantes de cursos de graduação da Univates. Neste semestre haverá novo sistema. Nele o discente irá sugerir os dias e turnos em que tem disponibilidade para estudar e poderá optar pela carga horária que quer cursar - o que já vai estar liberado de acordo com situações especiais como financiamentos, e será informado sobre o valor estimado da mensalidade.

A partir disso, as turmas serão montadas pelos coordenadores de curso com base na disponibilidade de disciplinas e dos estudantes. De acordo com a Pró-Reitora de Ensino da Univates, professora Fernanda Pinheiro, além de diminuir o número de disciplinas canceladas por não atingir o número mínimo de alunos, o objetivo desse sistema é a integralização do currículo de modo a agilizar o tempo de estudos do aluno. “Com isso serão priorizadas as disciplinas conforme a matriz curricular”, afirma.

O estudante também poderá informar se deseja cursar estágio, trabalho de conclusão de curso, disciplina em língua estrangeira, disciplina em regime semipresencial ou alguma disciplina eletiva, informando em qual área tem interesse de cursá-la. Além disso, o novo sistema deve diminuir os protocolos, já que o coordenador de curso terá autonomia para liberar pré-requisitos, quando necessário, para que o aluno possa cursar determinada disciplina. “Assim o estudante não precisará fazer a solicitação como ocorria até então”, explica Fernanda.

Com isso, haverá maior participação do coordenador no planejamento da realização do curso pelo estudante e espera-se diminuir a oferta de disciplinas em regime especial. Ao final do processo, o estudante irá receber retorno sobre as disciplinas na qual foi matriculado. De acordo com Fernanda, haverá possibilidade de o estudante solicitar alteração caso a matrícula não contemple as suas necessidades. “Nesse caso, o estudante deverá protocolar ajuste com a justificativa”, afirma ela.

Linha do processo de matrícula