Postado as 07/05/2019 14:08:08

Por Leonardo Seibel

Lucas George Wendt

Para mais informações sobre todos os eventos da Univates, clique aqui

7 de maio - terça-feira

Diversity Dialogues in Medicine

A atividade, oferecida pelo Centro de Ciências Médicas (CCM), tem como objetivo criar um ambiente de discussões científicas relacionadas com a ciência médica usando a língua inglesa como base, em que estudantes, residentes e médicos possam realizar uma imersão em inglês acadêmico.
Horário: 19h15min
Onde: Núcleo Avançado de Atividades em Saúde do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado

8 de maio - quarta-feira

Ciclo de debates - As insurreições, a micropolítica e o neoliberalismo

O ciclo de debates tem como objetivo oferecer espaço de formação e reflexão para a comunidade sobre os novos e velhos movimentos neoliberais que tensionam os modos de gerir o Estado e a vida da população.
Tema: A vida sem fronteiras: nada deve barrar a exploração
Onde: sala 302 do Prédio 7 da Univates

Palestra - Medicina: o que você precisa saber quando entra no curso?

Estudantes do curso de Medicina da Univates podem participar da palestra promovida pelo curso, a fim de sanar dúvidas sobre a graduação.

Natália Bottoni

Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas

Período: semanalmente, às quintas-feiras
Horário: das 16h30min às 19h30min
Onde: entre os Prédios 3 e 7 da Univates

9 de maio - quinta-feira

Monja Coen - A Sabedoria da Transformação

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Ela foi ordenada monja em 1983. Após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu na América do Sul. Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, com sede no Templo Tenzui Zenji, no bairro de Pacaembu, em São Paulo.
Horário: 19h30min
Onde: Teatro Univates

Palestra - O enfermeiro e o mercado de trabalho

Neste evento, estudantes do curso de Enfermagem da Univates, de outras áreas da saúde e demais interessados podem acompanhar a palestra sobre o enfermeiro e os desafios no mercado de trabalho.
Onde: auditório do Prédio 7 da Univates

VII Encontro de Ouvidores de Universidades e de Hospitais de Ensino Gaúchos

O evento reúne profissionais de ouvidoria para promover troca de experiências e discussões para melhoria dos serviços prestados à comunidade acadêmica e demais cidadãos. Serve também para promover discussões acerca de temas que serão levados para o encontro nacional dos ouvidores universitários, que acontecerá no mês de setembro em Curitiba/PR.
Onde: Sala de Empreendedorismo - 106 do Prédio 2 da Univates

Palestras Dito Efeito - com Simone Stulp, Ghissia Hauser e Francisco Saboya

Esta série de encontros tem como propósito discutir aspectos ligados às transformações globais que tenham como pano de fundo a inovação e o desenvolvimento de tecnologias.
Tema: Cidades - De que forma os movimentos de inovação e desenvolvimento tecnológico impactam nas transformações das cidades?
Horário: 13h30min
Onde: auditório do Prédio 20 da Univates

10 de maio - sexta-feira

1º Dia do Gastrônomo

Neste evento, estudantes do curso de Gastronomia da Univates e diplomados do curso podem acompanhar as atividades alusivas ao Dia do Gastrônomo.
Onde: auditório do Prédio 9 da Univates

Palestra - Neoconstitucionalismo latino-americano: a cosmovisão indígena

O evento objetiva aprofundar os conhecimentos sobre o índio no ordenamento jurídico brasileiro e latino-americano, inserindo o estudante na literatura do Neoconstitucionalismo Latino-Americano. Para tanto, far-se-á uma abordagem a partir da atual cosmovisão indígena. Ainda, será abordada a cultura indígena local Kaingang, presente na região do Vale do Taquari, bem como o papel da Funai e do Ministério Público diante da questão indígena.
Período: 10 a 31 de maio
Onde: sala 405 do Prédio 3 da Univates

Encontros Científicos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) em 2019

Nos Encontros Científicos são convidados professores, pesquisadores e alunos da Univates ou externos à instituição para apresentar, em forma de palestra, resultados de trabalhos científicos e suas experiências profissionais na área de biotecnologia.
Período: sextas-feiras, conforme cronograma
Horário: 13h30min
Onde: sala 406 do Prédio 3 da Univates

Nicole Morás

11 de maio - sábado

Check-Up do VestVates - Aulões

Os aulões são voltados a estudantes de escolas públicas da região interessados em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão trabalhados os principais assuntos de cada área do conhecimento, seguindo a matriz do Enem e os conteúdos mais cobrados no exame nos últimos anos.
Período: semanalmente, aos sábados

13 de maio - segunda-feira

Histórias de Naturalistas do Rio Grande do Sul

Nesta roda de conversa, estudantes do curso de História da Univates e demais interessados podem acompanhar as histórias de naturalistas viajantes do Rio Grande do Sul e seus registros.
Onde: sala 100 do Prédio 8 da Univates

16 de maio - quinta-feira

Palestra - Diálogos na Pedagogia - Pesquisar na docência: incursões para a formação de professores

Estudantes do curso de Pedagogia da Univates e demais interessados podem participar da palestra Diálogos na Pedagogia.

17 de maio - sexta-feira

49ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul

A Ciranda Cultural de Prendas foi criada no ano de 1970, completando seus 49 anos de história. Reúne anualmente tradicionalistas das 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul para a escolha das representantes da juventude tradicionalista e da figura da mulher gaúcha nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta.
Período: 17 e 18 de maio
Onde: Centro Cultural Univates e Complexo Esportivo da Univates