Aluno do Técnico em Cervejaria realiza intercâmbio acadêmico no próximo semestre

Postado as 07/05/2019 15:32:02

Por Carla Bagnara

Sabia que é possível realizar intercâmbio sendo aluno de curso técnico? A Univates oferece aos estudantes, tanto de graduação quando dos técnicos, a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional, garantindo ainda mais qualificação e um diferencial no currículo profissional.

Carla Bagnara

O aluno do Curso Técnico em Cervejaria Alex Possamai não perdeu a chance de aprimorar seus conhecimentos. Na última chamada para o intercâmbio, o estudante, que também é formado no Técnico em Química pela Univates, sabia que tinha chegado a hora de realizar seu sonho e fez sua inscrição.

Alex foi selecionado para cursar um semestre no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. Ele embarca em setembro, levando em sua bagagem muita expectativa.

“É a primeira vez que viajo para o exterior e estou muito ansioso para ir! Já estou fazendo planos para quando estiver por lá. Além de cursar as disciplinas que são oferecidas, quero participar de cursos de curta duração, workshops e atividades extras para aprender ainda mais”.
Alex Possamai

“O intercâmbio representa um incremento na bagagem cultural e no currículo acadêmico do aluno”

Alex Possamai é o primeiro aluno do Curso Técnico em Cervejaria a realizar intercâmbio. Para o coordenador do curso, Mariano Rodrigues, esse feito demonstra o comprometimento do curso em formar profissionais com excelência para atuarem no mercado. “A ida do Alex mostra que o curso, apesar de estar no seu primeiro semestre, já está consolidado com seu plano pedagógico, elaborado de acordo com o que o mercado necessita”, afirma.

Elise Bozzetto

Não é apenas viajar. O professor Mariano salienta que o intercâmbio possibilita aos alunos o contato com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, além de experienciar aulas com metodologias diferentes. “Além disso, quero agendar algumas visitas a cervejarias da Europa para que ele possa conhecer o processo de produção nesses países, o que irá agregar muito conhecimento e fará uma grande diferença em seu currículo”, explica o coordenador.

Conforme a Diretoria de Relações Internacionais da Univates, foram selecionados 31 alunos para realizar intercâmbio em diferentes destinos e instituições no segundo semestre deste ano. Desde 2017, 10 alunos de cursos técnicos realizaram intercâmbio pela Univates, incluindo Alex.

Elise Bozzetto

Inscrições abertas

Os cursos técnicos da Univates recebem inscrições neste link. São oferecidas 21 opções de cursos em diferentes áreas.

Para ingressar em um técnico não é necessário ter concluído o ensino médio, com exceção do Técnico em Radiologia, que exige ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Além disso, não há processo seletivo via prova. Os técnicos podem ser cursados de forma concomitante com o ensino médio, mas para receber o diploma de técnico é necessário ter concluído o ensino médio.

Mais informações podem ser obtidas no Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br.