Engenharia de Produção é o mais novo curso de graduação EAD da Univates

Postado as 08/05/2019 16:17:13

Por Isabel Pavan

Tuane Eggers

O curso de Engenharia de Produção da Univates, que é um dos mais bem avaliados do Rio Grande do Sul, segundo o Ministério da Educação (MEC), acaba de receber sua versão em Educação a Distância (EAD). Com os conteúdos dos componentes curriculares desenvolvidos por professores da Univates, o curso da modalidade EAD promete manter a mesma qualidade do presencial. Outros diferenciais importantes do curso para a formação de engenheiros são os encontros presenciais e o laboratório virtual.

A primeira Engenharia EAD da Univates oferece uma alternativa para ingressar no nível superior. Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção EAD, Cláudio Roberto do Rosário, a Univates acompanha as mudanças que estão ocorrendo no âmbito do ensino superior.

O novo curso oferece estrutura sólida, necessária para o crescimento do segmento de produção de bens e serviços no Rio Grande do Sul. Nele os estudantes terão formação ampla, com visão sistêmica, que perpassa pelos níveis estratégicos, táticos e operacionais das organizações
Coordenador do curso de Engenharia de Produção EAD, Cláudio Roberto do Rosário

Encontros presenciais

Tuane Eggers

Com o objetivo de promover maior proximidade entre estudantes e professores, alguns componentes curriculares do curso de Engenharia de Produção EAD contam com encontros presenciais. As atividades serão realizadas no campus da Univates, em Lajeado, e permitem aos estudantes utilizarem a estrutura e laboratórios da Instituição, como os Laboratórios de Automação Industrial I e II, com tecnologias que se assemelham a ambientes encontrados em empresas, o Laboratório de Desenvolvimento de Produto (Ladep) e o Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia. Os encontros terão duração de oito horas e visam a reforçar e aprofundar os assuntos estudados ao longo dos trimestres.

Laboratório virtual

Este recurso insere o estudante em um laboratório de realidade virtual, que simula situações reais baseadas em conceitos da engenharia. O objetivo, segundo o coordenador do curso, é diminuir os riscos em decorrência dos erros práticos que podem acontecer posteriormente, durante atuação no mercado de trabalho. O laboratório virtual garante um diferencial importante do curso: a possibilidade de colocar o estudante em contato com a prática, mesmo sem estar em uma estrutura física.

Light Board

Outra novidade deste ano para os cursos EAD é um estúdio no qual serão realizadas aulas ao vivo. Para isso, é utilizado um equipamento chamado Light Board, que é instalado em uma sala com fundo preto em que o professor escreve com canetas neon em um painel de acrílico transparente. Esse recurso tem um papel importante no curso de Engenharia de Produção, pois facilita a transmissão de conteúdos que utilizam equações matemáticas e fórmulas.

Mais detalhes sobre o curso de Engenharia de Produção EAD podem ser encontrados clicando aqui.

Vestibular

O Vestibular Univates recebe inscrições para o curso de Engenharia de Produção EAD. Se você tem bom raciocínio lógico, gosta de matemática e física, de planejar e organizar o que faz, esse pode ser o curso certo para você. A inscrição no vestibular pode ser realizada clicando aqui.

No total, são 17 cursos a distância e 36 presenciais oferecidos pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.