Univates pode ser uma das primeiras universidades do País a utilizar a tecnologia Light Board

Postado as 22/05/2019 08:18:59

Por Lais Pontin Matos

Elise Bozzetto

A Universidade do Vale do Taquari - Univates pode ser uma das primeiras instituições de ensino superior do País a utilizar a tecnologia Light Board. O equipamento, desenvolvido em conjunto pelo setor de Engenharia e Manutenção da Instituição e por uma empresa terceirizada, beneficia tanto alunos que cursam graduação presencial quanto estudantes matriculados na Educação a Distância (EAD).

Conforme o coordenador do setor de Educação a Distância, Maurício Severo da Silva, a tecnologia Light Board nasceu na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos. “O professor Michael Peshkin empregou esforços para criar um equipamento capaz de diminuir significativamente o tempo de pós-produção de seus vídeos explicativos. Ele desenvolveu um painel de acrílico retroiluminado que suporta anotações feitas com canetas neon”, relata.

CONFIRA O VÍDEO DEMONSTRATIVO

Elise Bozzetto

As informações a respeito da tecnologia norte-americana que circulavam na internet despertaram a curiosidade de um funcionário da Univates. O responsável pela manutenção do Ambiente Virtual da Instituição, Artur Henrique Welp, analisou com os colegas a possibilidade de implantação da ferramenta na Instituição. “Ele assistiu a alguns vídeos no formato Light Board e resolveu procurar instruções de montagem do equipamento”, explica Silva.

De acordo com Silva, a tecnologia Light Board pode ser utilizada para diversas finalidades. Na modalidade EAD, a ferramenta viabiliza, segundo o coordenador, “a aproximação entre as metodologias de ensino já conhecidas pelos docentes e o recurso tecnológico, que permite transpô-las para a EAD. Destaco também o baixo custo de utilização do equipamento e o tempo reduzido de pós-produção dos vídeos”.

As possibilidades são infinitas. O uso do equipamento torna-se viável quando, por exemplo, os professores precisam detalhar cálculos, gráficos ou mapas mentais
Coordenador do setor de Educação a Distância, Maurício Severo da Silva

Silva comenta que as informações sobre a tecnologia Light Board não estão disponíveis em português. “No site do equipamento somos a única universidade brasileira a compor a lista de utilizadores e dividimos esse espaço com algumas grandes instituições, como Harvard e Stanford”, finaliza. Em pesquisas realizadas pela internet, não há notícias sobre outra universidade no País que utilize a tecnologia.

Inscrições abertas para o Vestibular

A Univates está com inscrições abertas para o Vestibular. No total, são oferecidos 36 cursos de graduação presenciais e 17 a distância (EAD). É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates.

As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever aqui