Estudantes da Univates analisam área de internacionalização da empresa Interact

Postado as 24/05/2019 17:24:01

Por Comunicação e Marketing da Interact

Comunicação e Marketing da Interact

Ao longo do semestre, a disciplina de Marketing Internacional da Universidade do Vale do Taquari (Univates) realiza um estudo de caso da empresa de pesquisa e desenvolvimento de softwares para gestão corporativa Interact, de Lajeado. Na noite da última quarta-feira (22), a turma apresentou os primeiros avanços dos trabalhos na Interact Bridges, a Unidade de Pesquisa, Inovação e Internacionalização do Grupo Interact, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

Cinco grupos de estudantes dos cursos de graduação de Comércio Exterior e Relações Internacionais são responsáveis pelas análises dos mercados da Argentina, Colômbia e Peru, onde a Interact já atua, e Espanha e Portugal, países em prospecção. Conforme o professor da Univates Marlon Dalmoro, o objetivo é aplicar as metodologias estudadas na disciplina para produção das análises de macroambiente empresarial com base em um caso real.

Esta é uma parceria do Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Universidade com a Interact no desenvolvimento de trabalhos nas disciplinas. “Estamos na fase de apresentação dos resultados da análise ambiental, e os alunos estão tendo contato com a gerência da área internacional da Interact. Em seguida eles vão elaborar estratégias para a empresa nesses diferentes mercados”, explica Dalmoro.

Sala de aula reconfigurada

Comunicação e Marketing da Interact

Segundo Dalmoro, a resolução de problemas reais reconfigura a forma de pensar a sala de aula. “Nessa disciplina geralmente os estudantes analisam mercados internacionais, muitas vezes propõem produtos, mas sem o compromisso de fazer uma análise real que resulte em uma atividade prática. Essa é uma oportunidade de gerar informações que de fato vão impactar no cotidiano de uma empresa, assim como é uma experiência diferente para os alunos conversarem pessoalmente com um gestor”, avalia.

Para o Diretor Operacional da Interact, Fernando Estrada, essa ação é importante pela vivência por parte dos alunos. “Como o nome da empresa sugere, buscamos essa aproximação com a academia, com os cursos da Univates por meio do Tecnovates. Esse é o objetivo principal da Interact Bridges. Estamos chegando cada vez mais perto da Universidade e da sociedade como um todo”, comenta.

Uma empresa internacional

O processo de internacionalização da Interact iniciou em 2011, com a criação da área de Negócios Internacionais. Sob supervisão do mestre em Direção Estratégica pela Universidade Politécnica da Catalunha, Fernando Estrada, o software da empresa de Lajeado chegou no mesmo ano à Argentina, Colômbia e Peru. Desde então, a Interact já firmou negócios em 11 países da América Latina.

No início do ano passado, a área de Negócios Internacionais passou a se chamar Interact Latam. Integrada à Interact Bridges, conta com seis colaboradores. Em 2018, foi um dos destaques da pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras, elaborada pela Fundação Dom Cabral. O levantamento reflete o movimento internacional de empresas brasileiras de variados portes, setores e níveis de internacionalização. A Interact ficou na 48a posição entre as 69 selecionadas. No Rio Grande do Sul, apenas seis empresas aparecem na pesquisa.