Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza atividade de observação do eclipse lunar nesta terça-feira

Postado as 16/07/2019 13:58:56

Por Redação

Arthur Dullius

Na semana em que se comemoram os 50 anos do lançamento da missão Apollo 11, que levou o homem a pisar em solo lunar pela primeira vez, em 16 de julho de 1969, acontece um eclipse lunar parcial. Esse ocorre hoje, terça-feira, dia 16, a partir das 15h40min e será visível em Lajeado a partir das 18h, horário em que a Lua nasce.

O Projeto de Extensão Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos estará acompanhando este fenômeno por meio de telescópio, binóculos e

luneta, a partir das 17h30min, no Observatório Astronômico da Univates, localizado no terraço do Prédio 12. A observação é aberta à comunidade e não há custos. Para participar, basta se dirigir ao local.

 

 

De acordo com a professora Andréia Spessatto De Maman, o eclipse será parcial, ou seja, trata-se da imersão de uma parte da Lua cheia dentro da sombra que a Terra iluminada pelo Sol projeta no espaço. “O fenômeno começa por volta das 15h40min, com o primeiro contato do satélite com a região da penumbra, zona de obscurecimento parcial que circunda o cone de sombra terrestre. Mas essa primeira parte será pouco perceptível. O primeiro contato com a sombra ocorre às 17h02min. É a partir desse horário que o eclipse começa a ser perceptível. A fase máxima será às 18h31min, e a saída da sombra às 20h”, explica ela.

 

Andréia acrescenta que a saída da sombra representa o final do eclipse perceptível, uma vez que a saída da penumbra (às 21h18min) é muito discreta. “No ponto máximo do eclipse, 65,3% do diâmetro lunar estará dentro da sombra da Terra. Em Lajeado a Lua já nascerá eclipsada, às 17h47min. Portanto, o instante máximo do eclipse poderá ser conferido pelos Lajeadenses. O eclipse poderá ser visto a olho nu, sem qualquer perigo, diferentemente dos eclipses solares”, finaliza ela.