Ele comenta que participar do Startup Experience foi uma experiência desafiadora e transformadora. “Ter espaço para construir uma intervenção inovadora na área de saúde mental e trazer para debate a depressão entre graduandos é fundamental para que cada vez mais tenhamos projetos com esse cunho e, de fato, programas que ajudem a salvar vidas e trazer bem-estar”, comenta.
O Startup Experience
Tendo como temática principal a Gestão do Conhecimento para a Transformação Social, o evento reuniu 38 estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, das Faculdades Integradas de Taquara - Faccat e da Imed. Durante 12 horas de imersão, os participantes foram desafiados a criarem projetos com soluções inovadoras com a finalidade de tornar o campus universitário mais saudável, solidário e sustentável.
Além do App SaMA, outros dois projetos foram selecionados: a “Uni Social”, uma plataforma digital que busca aproximar acadêmicos que compartilham interesses para colaborar em soluções sociais, desenvolvida pelos estudantes da Univates Douglas Henrique Flach (Engenharia da Produção), Valdemir José Máximo Omena da Silva (Doutorado em Ensino) e Cristiano Zanin (Especialização em Docência na Educação Profissional), e Bianca Tisbierek, da Imed, e Guilherme Felipe Hörlle, da Faccat.
O terceiro lugar ficou com a “CooperPanc”. A ideia foi desenvolvida com o intuito de instigar a alimentação saudável para a comunidade acadêmica no campus universitário, e gerar emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. A equipe foi formada pela estudante de Arquitetura e Urbanismo Luíze França da Rocha e pelo doutorando em Ambiente e Desenvolvimento Bruno Büttenbender, ambos da Univates, e pelas estudantes Luísa Helena Saldanha Pacheco, Tiele Roseli Muller e Victória Roussenq Camilo, da Faccat.
Os projetos foram avaliadas nos quesitos: inovação, impacto, trabalho em equipe, viabilidade e validação. As três equipes vencedoras receberão mentoria para aprimorar seus projetos e terão passaporte para apresentá-los durante o 4º Fórum Anual de Responsabilidade Social Universitária da Ursula, evento internacional que ocorrerá, entre os dias 25 e 27 de setembro, na Imed, em Porto Alegre, e reunirá participantes da América Latina, África, Emirados Árabes e Europa.