Univates terá unidade do Unianálises no Mato Grosso

Postado as 18/11/2019 09:11:12

Por Nicole Morás

Uma comitiva da Universidade do Vale do Taquari - Univates participou da assinatura da ordem de Serviço para construção da obra do Laboratório de Pesquisas no Parque Tecnológico de Nova Mutum, no Mato Grosso. A obra está orçada em R$ 12,6 milhões e os recursos são oriundos de um financiamento público contratado pela Prefeitura, autorizado pela Câmara de Vereadores na Caixa Econômica Federal. Com um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões em equipamentos mais os custos mensais  de manutenção, lá será instalada uma unidade do Laboratório Unianálises da Univates.

Prefeitura Municipal de Nova Mutum

De acordo com o pró-reitor administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, serão oferecidos os serviços de análises voltadas ao agronegócio, com exceção das análises de leite. “O Unianálises será construído numa área de 30 hectares, dentro do Parque Tecnológico de Nova Mutum, que compreende no total uma área de 150 hectares. A obra do laboratório de pesquisas compreende uma área de 2.824,63 metros quadrados e a previsão é que a construção esteja pronta em nove meses, para então iniciarmos as atividades. As análises serão todas realizadas lá”, afirma.

Pró-reitor administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher

Prefeitura Municipal de Nova Mutum

Moerschbaecher acrescenta que a cidade é um dos maiores produtores mundiais de soja, milho e algodão, além de ter expressiva atividade na pecuária. “Nova Mutum tem registrado um crescimento populacional de cerca de 6% ao ano, e em 2017 houve um crescimento do Produto Interno Bruto de 11%. A iniciativa de uma unidade do Unianálises lá vai ao encontro da nossa inovação em gestão que busca alternativas de receita para manter a excelência no ensino e da estrutura da Univates, além da oferta desse serviço naquela região”, observa.

No evento, o prefeito Adriano Pivetta comemorou o momento e citou que todo trabalho que está sendo conduzido pela administração está resultando em grandes investimentos, e que o início das obras do laboratório de pesquisas tornará Nova Mutum uma referência.

"Esse é um projeto que trará um novo ciclo de desenvolvimento agroindustrial para Nova Mutum. A partir desse laboratório, teremos uma série de desdobramentos positivos. Tenho certeza que nossa cidade será uma referência para todo centro-oeste como grande polo do agronegócio brasileiro", detalha Pivetta.

O pró-reitor comenta que também é estudada a possibilidade de a Univates fazer a gestão do Parque Tecnológico de Nova Mutum, que  será utilizado para o desenvolvimento de pesquisas, inovações tecnológicas, como polo universitário e área para realização de feiras do agronegócio entre outros.

Por que Nova Mutum?

A aproximação entre a Univates e o município mato-grossense se deu por indicação de um consultor responsável pelos Planos Diretores de Lajeado e de Nova Mutum. “Quando ele conheceu a Univates e nossa forma de trabalhar, ele viu que havia uma oportunidade e fez a ponte. Uma semana antes do Natal de 2017, fizemos uma visita para conhecer Nova Mutum e, desde lá, são 23 meses de tratativas e visitas”, explicou Moerschbaecher, lembrando que a última comitiva que visitou a Universidade foi em julho.

Saiba mais sobre o Unianálises

Com 25 anos de atividades, o Unianálises oferece análises em alimentos, leites, água, efluentes, rações e componentes, swabs e exposição ambiental. Atende a necessidades da cadeia produtiva de alimentos, dos prestadores de serviços de inspeção de produção de alimentos e da comunidade em geral. Atua com grandes laboratórios nas áreas de microbiologia, físico-química, leite e nutrição animal. Atualmente atende mais de 1.600 clientes ativos com 600 mil amostras analisadas por ano.