Tuane Eggers

Curso de Design da Univates completa 15 anos

Postado as 06/02/2020 08:49:06

Por Júlia Amaral

O curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates está debutando. Completos no mês de fevereiro, os 15 anos celebram a trajetória da graduação que já formou mais de 100 profissionais. Em março formam-se mais sete novos designers. Entre os diferenciais do curso da Univates estão os laboratórios destinados ao aprendizado e experimentação prática, com recursos digitais e também analógicos, com destaque para as tecnologias de impressão e digitalização 3D, o ateliê de expressão gráfica, o laboratórios de Macs e a serigrafia. O curso também possibilita diversas opções de intercâmbio, entre elas a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, vinculada ao Instituto Politécnico de Leiria, uma das mais reconhecidas da Europa.

O curso apresenta alta empregabilidade de seus diplomados conforme dados coletados em pesquisa nos anos de 2017 e 2019, com índices de 94,3% e 95% respectivamente. Nos dados de 2019 chama a atenção que 85% afirmam trabalhar em área vinculada diretamente ao curso e 10% indiretamente, sendo que os demais 5% afirmam que não atuam na área por escolha própria e não por falta de oportunidades.

Divulgação

O diplomado Luiz Pedro Vitalli Marin conta que trabalhava como designer na Florestal Alimentos, e a combinação de trabalhar e estudar design complementava as atividades. “Era muito bom aplicar o que aprendia na universidade nos meus trabalhos”, pontua. Há quatro anos Luiz mora na Austrália. “Atualmente trabalho em uma agência de marketing e ter um certificado de designer faz toda a diferença, pois aqui cursos técnicos são muito populares mas universidade é bem caro”, relata. Para o designer, alguns dos momentos que mais lhe marcaram foi quando novos professores chegaram, o que, para Luís, melhorou a dinâmica do curso.

Conforme o coordenador Rodrigo Brod, é justamente na formação interdisciplinar do grupo de professores que reside um dos principais diferenciais da graduação na Univates. Com docentes das áreas de artes, comunicação, linguagens visuais, pesquisa, gestão de marcas e engenharias, além do design propriamente dito, o curso proporciona uma formação ampla e também um suporte diferenciado para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso (TCC).

O direcionamento humano dado aos trabalhos e projetos também costuma inspirar os temas dos artigos realizados nas disciplinas e os temas dos TCCs, que usualmente se relacionam com propostas de soluções para problemas complexos da sociedade
Coordenador Rodrigo Brod

Tuane Eggers

“As principais mudanças e implementações no curso ocorreram a partir de 2012, quando o curso estava em transição para o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) juntamente com o Design de Moda”, lembra Brod. A partir desse período foram instalados o Laboratório de Computação Gráfica com computadores Apple iMac, o primeiro da Univates, e o Laboratório de Imagem e Forma, com uma serigrafia completa.

Também deu-se a transferência do Núcleo de Design para o primeiro andar do Prédio 11, onde foi criado um espaço totalmente destinado ao curso, com armário para armazenamento de trabalhos e materiais, computadores para uso dos estudantes, impressora 3D e integração com uma ampla sala com mesas de trabalho para o desenvolvimento de projetos diversos.

Tuane Eggers

O Núcleo de Design integra salas de aula e laboratórios, e se tornou o espaço mais utilizado pelo curso, servindo também como ponto de encontro dos estudantes e do Diretório Acadêmico. Em 2017 foi concluída a implementação do Laboratório de Tecnologia Criativa, vinculado ao Tecnovates, que teve a parceria do Design no projeto do laboratório para a captação de recursos de edital externo. O espaço conta com impressoras 3D de alta tecnologia, scanner 3D, equipamento de corte a laser, tablets de desenho e equipamentos de informática voltados ao atendimento de empresas incubadas no Inovates, estudantes e comunidade.

Estudante de Design da Univates desde 2015, Débora Elger Griebeler conta que viu no curso potencialidade de explorar o que mais gosta, a criação, por meio de técnicas artísticas e metodologias diferenciadas. “Para mim, os momentos mais importantes são aqueles em que vejo, por meio dos professores, de palestrantes e de eventos, que o design é capaz de transformar o mundo e a sociedade, já que de alguma forma faz parte de tudo e tem diversas áreas de atuação”, conta. Um desses momentos é o já tradicional Morcegão, uma gincana de design em que o estudantes viram a madrugada para pensar o projeto gráfico para o lançamento do álbum de um músico convidado, que faz até um pocket show para os participantes durante o evento.

Créditos: Diretório Acadêmico do Design

Inscrições abertas

O curso de Design está com inscrições abertas no Vestibular Univates. No total são 37 cursos presenciais e 18 a distância (EAD) oferecidos pela Univates.

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas em univates.br/vestibular/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.