Conheça as estruturas e serviços para aproveitar a Univates antes da aula

Postado as 07/02/2020 11:37:45

Por Vinicius Mallmann

Depois de um dia inteiro de trabalho, nada melhor do que voltar para o conforto da sua casa e dar uma boa descansada antes da aula, certo? Porém essa não é a realidade de todos os estudantes da Univates. Muitos acadêmicos moram em outras cidades e passam o dia em Lajeado devido ao trabalho e aos estudos. Se você faz parte desse grupo, dê uma olhada no que a nossa Universidade disponibiliza para garantir seu bem-estar. Acredite: aqui você tem vários espaços para se sentir em casa e relaxar antes ou depois das aulas.

Chuveiros

Para quem precisa tomar um banho, a Univates disponibiliza chuveiros em banheiros de diferentes prédios. Confira a lista:

Prédio 8

4º andar Masculino e Feminino

Prédio 9

2º andar Masculino e Feminino

Prédio 13

Prédio 14

Prédio 17

2º andar Masculino e Feminino

Prédio 18

Prédio 20

Prédio 22

1º andar (unissex)*

2º andar Masculino e Feminino*

Prédio 25

1º andar Masculino e Feminino*

Prédio 26

1º andar (prédio administrativo) Masculino e Feminino*

* Prédios administrativos, de serviços e laboratórios com chuveiros exclusivamente para quem trabalha no local ou estudantes realizando aulas práticas.

Almofadas no laguinho

Ana Amélia Ritt

Que o laguinho é um dos lugares mais amados da Univates todo mundo já sabe. Sair do trabalho e passar um tempo lá para desestressar é a programação perfeita para um dia de sol, concorda? Para ficar melhor, só retirando uma almofada no balcão de recepção do setor de Engenharia e Manutenção, sala 102 do Prédio 9, com seu cartão institucional. Agora, além de apreciar a beleza do nosso cantinho preferido, ele pode ficar ainda mais confortável e aconchegante até para uma soneca. As retiradas e devoluções podem ser feitas durante o horário de funcionamento do setor (seg. a sexta das 07:30 às 12:00 e 13:00 às 18:00, sáb das 07:30 às 11:30).

Espaços ao ar livre

Elise Bozzetto

Sim, o preferido é o laguinho, mas não podemos deixar de mencionar os outros ambientes externos superaconchegantes para um momento de descanso. Os espaços entre os Prédios 2, 7 e 8 e entre os Prédios 11 e 12 são perfeitos para a ocasião. Os locais contam com vários bancos para sentar (ou deitar) e árvores para tornar a área mais bonita, basta levar um livro, um filmezinho no celular ou até uma almofada e aproveitar para relaxar.

Elise Bozzetto

Digamos que já não é mais início de semestre e começou a temporada de provas e trabalhos. Nem sempre a preferência de todos é deixar para fazer trabalhos e estudar em casa nos finais de semana. Para aproveitar as horinhas entre o trabalho e as aulas, utilizando os espaços da Instituição, a melhor opção é a Biblioteca Univates. A estrutura moderna disponibiliza diversas salas para trabalhos em grupo e espaços com mesas e cadeiras, além, é claro, das mais de 60 mil obras e quase 160 mil exemplares disponíveis para pesquisa. Em cada um dos acervos você ainda encontra diversos computadores com recursos como o pacote Adobe e Office. Se precisar, você também pode retirar notebooks, tablets, fones de ouvido, mouses, calculadoras, CDs e DVDs, entre outros materiais, na própria Biblioteca.

Falando em notebooks

Ana Amélia Ritt

Carregar um notebook nas costas o dia inteiro nem sempre é a melhor opção. Para quem prefere deixar o seu em casa, mas precisa de um para alguma atividade, é só retirar o equipamento aqui mesmo, na nossa Universidade. Na Biblioteca e no 3º andar do Prédio 11 você pode pegar emprestado um chromebook e devolvê-lo antes de voltar para casa ou sete dias após a retirada.

DCE

Ana Amélia Ritt

No Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univates, estudantes podem aproveitar os espaços com sofás, almofadas e puffs para assistir à TV, ler um livro ou descansar. O local ainda oferece área de jogos, sala de estudos com computadores e cozinha comunitária. Lá também são emprestados carregadores de celular e de notebook, materiais escolares, guarda-chuvas e, o mais famoso de todos, o kit chimarrão, incluindo a erva-mate. Para retirar qualquer material no DCE, você precisa apresentar o cartão institucional com selo atualizado e um documento com foto. Kits chimarrão devem ser devolvidos no mesmo dia, os demais materiais podem ser devolvidos em até dois dias.

Bicivates

Lucas George Wendt

Se depois do trabalho você vai ao laguinho descansar, mas tem aula em prédios mais distantes e não está a fim de caminhar até lá, a Bicivates é a solução dos seus problemas. São 120 bicicletas com estações de retirada nos Prédios 1, 11, 16 e 17 para facilitar o deslocamento pelo campus. Para ter acesso às Bicivates, basta realizar o cadastro e retirá-las no local de sua preferência utilizando o seu cartão da Univates.

Retirada de guarda-chuvas

Ana Amélia Ritt

Quantas vezes você já saiu de casa com céu limpo e ensolarado, mas chegou ao final do dia e a chuva veio? O problema desses dias é que muitas pessoas vão para o trabalho sem pensar em guarda-chuva. Na nossa Universidade você pode ficar tranquilo, pelo menos em relação a chuvas inesperadas. Quando for pego de surpresa, passe nas recepções dos Prédios 1, 8, 11, 16, 17 e 18 ou da Biblioteca e retire um guarda-chuva. Se no final da noite precisar dele para pegar ônibus, você pode devolvê-lo após sete dias ou renovar o empréstimo on-line