Estudantes são recepcionados com programação especial na Univates

Postado as 13/02/2020 21:14:50

Por Nicole Morás

Esta quinta-feira, 13, marcou o início do ano letivo de 2020 na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Estudantes de cursos técnicos e dos cursos presenciais de graduação serão recebidos com uma programação especial até a próxima quarta-feira, dia 19.

Pelo campus, diversos espaços foram montados para receber quem circula pela Universidade. Em frente ao Prédio 1, o espaço Juntos Somos + tem um mirante que ajuda a fazer aquela selfie linda em frente à obra do artista Eduardo Kobra, que retratou três importantes personalidades para a educação: Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

No prédio 9 tem o espaço Meu Canto, o lugar, literalmente, mais fofo da Univates que cria um ambiente que irá abraçar quem passa por lá. No balcão do 3º andar, ao lado do elevador, os estudantes podem imprimir a foto compartilhada nas suas redes com a hashtag #acolhidaunivates.

Quem aproveitou a decoração do campus e retirou a foto impressa foram as colegas do curso de Farmácia Ágatha Zastawny e Karina Valandro. Elas acreditam que a programação da Acolhida Univates é legal para que os bixos, os novos estudantes, não se sintam perdidos.

“Quando a gente é bixo, sempre chega meio perdido. Assim, eles irão se sentir bem, mais à vontade. E para quem não é bixo, é uma maneira de nos sentirmos bem recepcionados para o início do semestre. Dá uma animada para começar os estudos”, afirmaram ela.

Já o Jardim dos Desejos, localizado entre os prédios 11 e 12 e no Prédio 17, é um lounge para quem passa por lá compartilhar os desejos para o ano. No Prédio 16 tem o “Minha Marca”, um lugar para cada um colocar a sua identidade.

Para quem fica sem bateria, há  totens para recarregar, localizados nos Prédios 2 e 16, e no túnel entre os Prédios 7 e 8. Além dos espaços, também há túneis tecnológicos, entre os prédios 7 e 8 e no laguinho do Prédio 11, onde são divulgados o novo Aplicativo da Univates, que faz parte do projeto Smart Solutions, que busca facilitar e integrar os processos da Instituição, sendo realizado em quatro etapas até o final de 2020.

Estudantes do curso de Enfermagem, Gabriela Henz e Débora Foster já baixaram o app para utilizar a facilidade de encontrar a sala nesse início de semestre. “A Univates tá cada dia melhor, é ótimo encontrar essa programação na volta às aulas”, disse Gabriela. E Débora acrescentou: “a Univates está literalmente abraçando os alunos”.

No primeiro momento, ao fazer login no aplicativo, o estudante terá acesso ao seu Cartão Institucional em versão digital, com o qual poderá acessar a Biblioteca, a pista atlética e o estacionamento. O aluno também pode consultar frequências e notas, a localização da sala de aula e sua situação financeira. Pelo app o estudante pode receber notificações sobre notas ou faltas e comunicados dos professores, além de consultar o Jornal o Aluno - uma nova publicação da Univates voltada para quem estuda na Instituição. Todas as novidades estão disponíveis em univates.br/abrace.

“Seu Futuro na Universidade” será no dia 17

A Univates realiza, no dia 17 de fevereiro, um evento que objetiva esclarecer as principais dúvidas de quem quer ingressar no ensino superior e também no mercado de trabalho. A atividade integra a programação do “Seu Futuro na Universidade” e inicia às 18h30min, no Auditório da Reitoria (sala 514 do Prédio 09), com um bate-papo sobre carreira e oportunidades.  Para quem pretende iniciar os estudos na Univates, seja na graduação presencial ou a distância, seja em um curso Técnico, será possível conhecer os financiamentos, a infraestrutura da Universidade, além de realizar a matrícula.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo WhatsApp, pelo número (51) 9 9634 0598. Não há pré-requisitos para participação e a entrada é gratuita. Mais informações pelo e-mail vemprauni@univates.br.

Recepção para alunos de EAD será no sábado

As aulas para estudantes dos 18 polos da da modalidade a distância iniciou na última segunda-feira, 10. No próximo sábado, dia 15, eles serão recebidos com uma programação especial no campus Lajeado com o Encontrão EAD. Haverá boas-vindas no Teatro Univates, seguido de um painel e de oficinas e apresentação do músico Conrado Vier.