Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Univates participam de evento em Santa Catarina

Postado as 14/02/2020 08:21:18

Por Leonardo Seibel

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram do Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (Enea), realizado na cidade de Laguna, em Santa Catarina, entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro. Este projeto é organizado pela Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (Fenea) e acontece anualmente em diferentes regiões do Brasil.

Divulgação

A temática central do encontro foi a “TransUrb NCIA”, uma prática que sugere dar visibilidade para os espaços menos transitados das cidades, provocando novo olhar para esses lugares. As alunas e estagiárias do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) da Univates Laísa dos Santos e Letícia Chini Buffon apresentaram dois relatos, um sobre os levantamentos realizados em edificações históricas da cidade de Ilópolis e um sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para o projeto da nova Sede da Comunidade Quilombola de Lajeado.

Já a aluna Bruna Ruthner apresentou um resumo sobre a Adequação do Plano Diretor Municipal de Estrela: enfoque nas zonas de interesse paisagísticas, turísticas e culturais, realizado na disciplina Projeto Urbano III, sob orientação do professor Marcelo Heck. A oficina “O seu movimento é fletor ou torçor?”, também proposta por Bruna, consistiu na execução de movimentos de pilates e yoga enquanto se observam os movimentos da cidade, estabelecendo uma relação entre os movimentos e as dinâmicas urbanas.

Saiba mais sobre o Enea

O Enea tem papel fundamental na construção e estruturação do movimento estudantil, além de proporcionar debate e troca de experiências que fortalecem a reflexão acerca das problemáticas que envolvem ensino, pesquisa, extensão e prática profissional. Durante os sete dias do evento, mais de 500 estudantes de todo o Brasil ficaram acampados na “cidade Fenea”. Nesses dias, os estudantes participaram de oficinas, rodas de discussão, mesas plenas, congressos, palestras, saídas a campo para o centro histórico, bairros ou outros locais importantes da cidade.

Caminhando e conversando com os moradores de Laguna, entendemos que são as suas histórias que constroem a cidade
Caroline Nichel, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Univates

Ficou interessado e quer saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo?

A Univates realiza, no dia 17 de fevereiro, um evento que objetiva esclarecer as principais dúvidas de quem quer ingressar no ensino superior e também no mercado de trabalho. A atividade integra a programação do “Seu Futuro na Universidade” e inicia às 18h30min, no Auditório da Reitoria, sala 514 do Prédio 9, com um bate-papo sobre carreira e oportunidades.

Interessados podem ser inscrever no evento via WhatsApp, no (51) 9 9634 0598. Não há pré-requisitos para participação e a entrada é gratuita. Mais informações pelo e-mail vemprauni@univates.br.