Univates recepciona estudantes da modalidade a distância

Postado as 17/02/2020 16:05:00

Por Nicole Morás

Natália Richter

Além da programação de Acolhida realizada nos 18 polos, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recepcionou os estudantes da modalidade a distância no último sábado, 15, no campus de Lajeado. A abertura do Encontrão EAD ocorreu no Teatro Univates com as boas-vindas da Pró-reitora de Ensino, Fernanda Pinheiro, e da diretora de educação a distância, Edí Fassini. Em seguida os estudantes assistiram à peça “O Rouxinol e a Rosa”, do Grupo de Teatro da Univates, e conheceram as pessoas que trabalham na estrutura administrativa e na produção dos conteúdos.

Natália Richter

Houve ainda o painel “Cenários da Educação a Distância e mercado de trabalho”, momento em que foram apresentados os diferenciais da EAD Univates e a percepção de empregadores do Vale do Taquari. No turno da tarde os alunos participaram de oficinas, de um tour pelo campus e do encerramento com o músico Conrado Vier.

Natália Richter

Clarice Almeida Soares, estudante de Pedagogia do polo de Estrela, optou pelo EAD para otimizar os estudos e poder conciliá-los com o trabalho. “Tenho a Univates como referência por causa do meu filho, que já se formou no técnico em Eletroeletrônica e hoje cursa Engenharia Elétrica. Vejo que a Univates é uma instituição que pensa no futuro do aluno e abre muitas portas”, disse ela, que participou do evento porque acredita que os conteúdos abordados agregam à sua vida e formação.

Natural de Viamão, Leandro Ferraz se mudou para Estrela em 2010 e deixou alguns currículos na região até que parou, sem querer, na Univates. “Eu achei linda a Universidade, me apaixonei. Foi difícil até eu me estabilizar financeiramente, mas, quando chegou a oportunidade do EAD na Univates, eu vi que tinha oportunidade de crescer pessoal e financeiramente, eu investi no meu objetivo aqui. Quando eu vi as fotos dos formandos no Teatro Univates, eu pensei: ‘é aqui que eu quero me formar’”, disse ele.

Natália Richter

Ferraz é assistente de estoque e, devido à sua área de trabalho, optou pelo curso de Logística. “Eu queria conhecer pessoalmente os colegas com quem eu estudo. Adorei a programação e parece que o dia não precisava acabar. Futuramente, quem sabe, eu curse Administração”, contou ele sobre o evento do último sábado e seus planos para o futuro.

Natália Richter

O evento de sábado também teve a presença de quem já está na reta final dos estudos, como Nileide Padilha, que cursa Gestão de Recursos Humanos no polo de Encantado. Ela começou a fazer um técnico na Univates, mas trancou a matrícula por não conseguir conciliar com o trabalho. “Assim que surgiu a oportunidade de a Univates levar os polos para as cidades onde a gente mora, ficou mais fácil e eu voltei a estudar na área em que eu trabalho. Agora estou finalizando os estudos para iniciar uma pós logo em abril aqui na Univates”, afirma. Nileide acredita que sempre há o que se aprender, por isso participou do evento de sábado. “A Univates é muito conceituada e as empresas olham isso também. Com o EAD ficou mais fácil o acesso. Eu já conhecia como era a forma de aprendizado, então eu não tive dúvidas em me matricular”, finalizou.

Inscrições abertas para o segundo módulo, que inicia em maio

O ano letivo dos cursos EAD é dividido em quatro módulos. Estudantes interessados em ingressar em um curso da modalidade podem se inscrever para iniciar no segundo módulo, que inicia em abril. São oferecidos 18 cursos nos 18 polos Univates, localizados em Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Encantado, Estrela, Garibaldi, Guaporé, Lajeado - polo sede, Ibirubá, Porto Alegre, Serafina Corrêa, Soledade, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires e Veranópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo WhatsApp 51 9 97400942.