Ensino superior auxilia no desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho

Postado as 18/02/2020 09:45:14

Por Nicole Morás

De acordo com o relatório “O futuro dos empregos”, publicado em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, as transformações tecnológicas irão mudar rapidamente o horizonte do que é executado por pessoas e por máquinas. Nesse cenário, de acordo com a psicóloga da Central de Carreiras da Univates, Janaína Schneider, caberá cada vez mais aos profissionais as funções caracterizadas pela comunicação e interação entre humanos, tomada de decisões, pensamento crítico e criativo.

Nicole Morás

“Na graduação, seja nos cursos presenciais ou EAD, o estudante tem a oportunidade de desenvolver habilidades e competências valorizados pelo mercado de trabalho, não apenas nas questões técnicas, mas no que chamamos de soft skills, ou seja, comportamentos e atitudes. Isso inclui questões como trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e resolução de problemas. Isso ocorre por meio de disciplinas e atividades que estimulam, por exemplo, a relação entre teoria e prática e o pensamento crítico, a análise da realidade em que os estudantes estão inseridos”, afirma Janaína.

No mercado, a diferença salarial ajuda a ilustrar a valorização dos profissionais com formação superior. Conforme estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quem tem ensino superior no Brasil tem aumento de até 156% no salário. Já de acordo com os dados do quarto trimestre de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), quem tem diploma de ensino superior  enfrenta a menor taxa de desemprego, que é de 6,2%. Para pessoas com ensino médio incompleto, essa taxa pode chegar a 20,4% de desempregados.

Últimos dias para iniciar uma graduação ainda neste semestre

Elise Bozzetto

Até o dia 3 de março, a Univates recebe inscrições de interessados em iniciar um curso de graduação na modalidade presencial. São ofertados 34 cursos de graduação presenciais pela Univates. Interessados em ingressar no ensino superior ainda no primeiro semestre de 2020 podem realizar inscrição para a prova única de redação pelo site www.univates.br/vestibular e escolher o polo Univates mais próximo de sua cidade.

Outra opção para ingressar no ensino superior é a utilização da nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2019. Nesse caso, o interessado deve ter alcançado nota mínima de 200 pontos na redação. Aqueles que realizaram o Vestibular Univates a partir de 2000 podem utilizar essa nota para ingressar na Instituição. Para concorrer com essas notas, não é necessário realizar prova agendada.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo WhatsApp 51 9 96340598.