“Aos 72 anos, prestes a me formar em Direito, me sinto um guri”

Postado as 19/02/2020 13:44:04

Por Júlia Amaral

A vida universitária, especialmente quando combinada com a rotina de trabalho, exige disciplina, uma boa dose de energia e muita força de vontade. A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe diariamente milhares de estudantes que enfrentam a jornada de estudos e de trabalho e sonham com o dia da formatura. Aos 72 anos de idade, Dalton José Nichel está há um mês de sua formatura, depois de quase mil viagens entre Lajeado e Nova Bréscia. Nichel, que vai concluir a graduação com nota 10 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), diz que está realizando um sonho que parecia impossível.

Divulgação

“Aos 72 anos, prestes a me formar em Direito, me sinto um guri”, revela o futuro advogado. Nichel iniciou a graduação em 2013, com o incentivo da esposa, filhos e netos, motivado a realizar atividades rotineiras além da academia e das caminhadas como exercício. “Meu filho me matriculou na Instituição. Eu estava só em casa. Minha esposa queria me ver longe”, brinca. Antes disso, Dalton fez magistério, lecionou por alguns anos, trabalhou na área comercial e foi prefeito e vereador de Nova Bréscia. “Ajudei financeiramente a bancar as faculdades dos meus filhos. Uma concluiu o curso de Medicina, dois cursaram Direito e o outro, Engenharia Civil. É isto o que me deixa realizado, já fiz minha parte ao ajudá-los a estudar”, afirma.

Agora, a primeira preocupação de Nichel é sua saúde. “Eu vou correr atrás de uma atividade, porque ter uma ocupação é vida, e eu adoro viver”, reforça. O formando não descarta a possibilidade de trabalhar em conjunto com outro advogado. Entre os momentos importantes que viveu durante os anos de estudo na Univates, Dalton destaca o incentivo que recebeu da família e o convívio com colegas e professores. Segundo ele, não houve preconceito por causa de sua idade.

Vou ficar muita saudade. Espero ter deixado um legado, mostrando que com boa vontade a idade não é empecilho para vencer obstáculos. O conhecimento não ocupa espaço e valoriza a pessoa
Dalton José Nichel

Inscrições abertas

O curso de Direito está com inscrições abertas no Vestibular Univates. No total são 35 cursos presenciais e 18 a distância (EAD) oferecidos pela Univates. O ingresso pode ser realizado até 3 de março. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas em univates.br/vestibular/inscricao

É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.