Univates promove oficinas infantis para pintura de parquets removidos do Prédio 1

Postado as 26/02/2020 14:51:53

Por Bruna Alves

A construção do Prédio 1 iniciou no ano de 1972 e o local passou a receber alunos em 1973. Nos pequenos espaços aconteciam discussões sobre o modo de pensar e conduzir uma Instituição, seus objetivos e relações com a região. Ali aconteceram aulas e inúmeras pessoas passaram pelos corredores, salas de aulas e laboratórios. Assim, o Prédio 1 da Univates é um marco histórico relevante para o Ensino Superior no Vale do Taquari.

Liniker Duarte

Pensando em marcar essa passagem histórica — tanto das alterações estruturais quanto da presença do Ensino Superior no Vale do Taquari há 50 anos — foi escolhido como objeto principal as peças do parquet utilizado no piso do Prédio 1. Os parquets possuem grande valor simbólico, pois durante meio século eles foram caminhos para muitas pessoas que por ali passaram. As marcas do tempo são visíveis. Eles também são símbolos sólidos do crescimento da Instituição e, claro, da sua história.

Com o desejo de atribuir relevância conceitual aos parquets, a Univates criou o projeto “Rastros de história”, que consiste na promoção de oficinas infantis para pintura e intervenção nesses materiais. A inspiração artística para a pintura dos materiais se deu a partir da vinda do artista Eduardo Kobra, que deixará seu trabalho eternizado em arte na fachada do Prédio 1.

A oficina com os parquets é direcionada para crianças de 6 a 12 anos, e ocorre nos dias 16 de março, das 13h30min às 16h, e 17 de março, das 9h às 11h30min, permitindo que os pais optem pelo melhor turno para participar da oficina. Serão momentos de conexão entre o passado e o futuro para marcar a nossa história. A ação ocorre embaixo da árvore localizada ao lado do Pipa Jhou e haverá um ponto de encontro, a sala 315 do Prédio 1, onde os pais devem deixar as crianças.

Júlia Amaral

A atividade será composta por teoria e prática, abordando temas como grafite e muralismo” e utilizando nos parquets a técnica aplicada pelo artista Kobra — feita por ele em grandes proporções. Também será apresentado o processo criativo do artista através de filmagens e fotografias. As crianças devem estar com roupas leves, confortáveis e simples. As inscrições devem ser realizadas clicando aqui, de 26/02 a 12/03. São oferecidas 30 vagas em cada turma.

Os ministrantes

A condução da oficina fica por conta de Samuel Hergesell, professor de Arte em Lajeado e Arroio do Meio e proprietário da empresa Graffo Arte; de Mariana Betti, graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela PUCRS e Bacharel em Pintura pela UFRGS; e de Liane Paaschen, graduada em Educação Artística pela UFRGS, professora de arte em Lajeado e proprietária da Atelier Liane Paaschen.