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5 dicas para organizar seus estudos em casa

Postado as 27/03/2020 10:35:49

Por Matheus Giovanella Laste

Em meio aos tempos conturbados que estamos vivendo, é preciso amenizar os ruídos que nos rodeiam para conseguir ser proveitoso tanto no trabalho quanto nos estudos. Considerando que os estudantes da Univates realizam seus estudos em casa por meio de aulas virtualizadas durante a pandemia de coronavírus, preparamos algumas dicas que podem otimizar a rotina:

1 - Tenha um lugar apropriado

 

 

O primeiro passo para ter um tempo de estudo mais produtivo é ter um bom lugar para isso. Num cantinho do seu quarto, na mesa da cozinha, no jardim, ter um lugar só para estudar é fundamental. É ali que você vai passar algumas horas do seu tempo, então certifique-se de que será o mais aconchegante possível. Concentração é fundamental também, então opte por um lugar mais silencioso e reservado, viu?

2 - Tenha prioridades

Saber organizar o que estudar, e quando, também fará uma enorme diferença. Começar os estudos sem ter um foco, um objetivo, só vai fazer você gastar seu tempo de forma errada. Separe em tópicos os temas que deseja estudar, estipule metas. Utilizar recursos como  post its, planners, agendas, bloquinho de anotações, entre outros, irá otimizar muito seu tempo e fazer com que você renda muito mais!

3 - Faça pausas. Respire

Claro que sem dedicação e esforço não se chega a lugar algum, mas às vezes precisamos de uma pausa. Nosso cérebro também precisa de descanso, então programe-se para que a cada duas horas de estudo você faça um pequeno intervalo. Respire, faça outras coisas, como dar aquela atualizada nas redes sociais, ouvir um pouco de música, meditar. Acredite, sua saúde mental é essencial para que todas as outras dicas funcionem, e ter consciência disso vai fazer muita diferença durante sua jornada!

4 - Estipule um tempo para cada tarefa

Voltamos ao quesito organização. Não vai adiantar você fazer um cronograma sem que o tempo das atividades seja considerado. Não queremos deixar que o trabalho acumule por ter estipulado prazos irrealistas.

5 - Tenha alimentação saudável

Ter uma boa alimentação é primordial para ter bom rendimento nos estudos. A alimentação saudável e correta deve ser uma aliada. Estudos mostram que alguns alimentos contribuem para a saúde do cérebro, podendo auxiliar na fixação do conteúdo e potencializar o rendimento acadêmico.

Estratégias de estudos

1. Pense nos objetivos de estudo - tenha em mente os três principais objetivos associados a forma que irá estudar: condensar todos os materiais de estudo em seções manejáveis; identificar, explicar e demonstrar as relações entre ideias e conceitos; e criar exemplos práticos que apliquem o material estudado em situações da vida real. 

2. Selecione toda a informação de que você precisa - isso inclui livros, apostilas, anotações feitas nas aulas, tarefas e qualquer outro material de estudo que você tenha usado como referência. 

3. Identifique os principais conceitos - esses conceitos podem ser retirados dos materiais que você já selecionou para construir seu material de estudo. 

4. Escolha um formato - leve em consideração o assunto estudado e pense na maneira como o conteúdo pode ser melhor organizado. Não deixe de considerar pontos como o nível de compreensão e seu estilo de aprendizagem. Existem diferentes maneiras que favorecem seu estudo. Confira alguns exemplos: 

a) mapas conceituais: esse tipo de guia envolve boxes com a ideia principal conectados a outros boxes de acordo com a relevância e com as principais ideias. Fornece bons exemplos visuais para criar um conceito sólido; 

b) gráficos de comparação: por meio de tabelas de comparação você consegue comparar ideias e conceitos;

c) cartões de conceito: com eles você pode criar um índice de informações. Escrevendo um conceito-chave na frente de cada cartão e, logo em seguida, todos os tópicos que se relacionam a ele, você consegue associar conceitos com os seus significados;

d) diagramas: um diagrama é ideal para representar de maneira visual os processos e procedimentos que ocorrem por meio de uma série de passos definidos. Comece com um conceito principal e a partir dele organize as informações da esquerda para a direita, destacando fatores importantes na ordem em que eles acontecem; 

e) linhas do tempo: ideais para organizar eventos cronológicos. As linhas do tempo geralmente são utilizadas para temas mais burocráticos, como história ou política;

f) simulados: são espécies de testes práticos que incluem questões semelhantes àquelas que serão cobradas nas avaliações.