Começa a pesquisa Testa Lajeado

Postado as 01/06/2020 16:16:01

Por Júlia Amaral

Começou no último sábado, dia 30, a primeira etapa da pesquisa Testa Lajeado, que deve ocorrer por até seis dias, ou seja, até quinta-feira, dia 4 de junho, e vai testar 1.500 pessoas. Para a coleta de dados, as duplas são formadas por um estudante e um funcionário da Univates, que são acompanhados por um agente de saúde vinculado à Secretaria de Saúde de Lajeado. Todos estão devidamente identificados com crachás do Testa Lajeado.

Prefeitura de Lajeado

A coleta de dados será realizada em 50 setores censitários do município, que é a divisão que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adota para a realização de pesquisas, sendo cada setor censitário definido de acordo com o número de habitantes para que seja mantido um padrão. Dessa forma, as informações poderão ser cruzadas com outras pesquisas sociodemográficas.

Uma das etapas da pesquisa é a aplicação de teste rápido na população, realizado com uma gota de sangue extraída da ponta do dedo, que irá identificar a população imunizada contra o novo coronavírus. Os resultados do teste rápido ajudam a indicar a prevalência da doença e auxiliam nas medidas de prevenção e controle da Covid-19 no município. A coleta de dados também consiste na aplicação de um breve questionário sobre a situação sociodemográfica, fatores de risco associados (comorbidades) e práticas de distanciamento social.

Cronograma:

2ª coleta: semana de 11/06