Um novo semestre se aproxima. Seremos movidos por esperança

Postado as 26/06/2020 14:35:31

Por Da Reitoria

O primeiro semestre letivo deste ano, com esforço de nossos professores, dedicação de nossos alunos, apoio de nosso grupo técnico-administrativo, chega ao fim. Doloroso, mas cheio de aprendizados. Agora, é momento de pensarmos no futuro e termos esperança de que dias melhores virão.

Publicada no dia 17 de junho no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria MEC nº 544/2020 permite que as universidades sigam com as aulas mediadas por tecnologia até o dia 31 de dezembro de 2020. Na Univates, essa é uma possibilidade que pode vir a ser considerada caso o contágio pelo novo coronavírus aumente e seja necessário novo rigoroso isolamento social para proteger as pessoas. Nosso desejo, nossa esperança, é retomar as aulas presenciais a partir do início do segundo semestre, previsto para 27 de julho, com todos os cuidados necessários. Mas essa não é uma decisão apenas nossa, ela deverá considerar a análise de cenários e decisões das autoridades sanitárias e os momentos a partir dos quais o retorno nos será possibilitado.

Lucas George Wendt

O que aprendemos?

Sem contar os mais de 1.600 alunos que estão matriculados em cursos na modalidade a distância (EAD), foram mais de 500 técnico-administrativos, 400 professores e mais de 6 mil alunos de graduação, técnicos, pós-graduação, mestrado e doutorado que aprenderam a fazer diferente o que durante tantos anos vinham fazendo no mesmo modelo. Em determinado momento deste atípico semestre, todos os estágios e aulas práticas foram suspensos. A partir disso, assumiu-se o compromisso de recuperar esse tempo tão logo fosse possível. E foi o que aconteceu. Desde meados do mês de junho, respeitando as bandeiras sanitárias do Governo do Estado, essas atividades foram retomadas de forma presencial e seguindo o cronograma elaborado pelos coordenadores de curso, diretores de Centro e pela Pró-Reitoria de Ensino.

É desta forma que encerramos o primeiro semestre de 2020: com aulas teóricas que seguem virtualizadas e com as práticas e estágios acontecendo no campus, ainda que não seja como era antes da pandemia, já que agora são grupos menores de alunos e tomando todos os cuidados necessários, como utilização de Equipamento de proteção individual (EPIs), higienização reforçada e distanciamento entre as pessoas. Do momento em que foi tomada a decisão de suspender as atividades presenciais no campus da Univates em Lajeado, foram menos de 24 horas para adaptar todas as atividades, em condições completamente novas e inesperadas para todos: professores, alunos e técnico-administrativos. É por esse motivo que agora, ao findar do mês de junho, sem saber o que o futuro nos reserva, podemos afirmar que nesse período aprendemos a viver diferente e assim conduzir nossos projetos de vida.

E quais sonhos compartilhamos?

Avançar para o segundo semestre deste ano mundialmente histórico só é possível por duas certezas: a de que as novas formas de aprender e ensinar não serão esquecidas e a de que temos pessoas engajadas em produzir conhecimento, trabalhar pelo bem da comunidade e enfrentar as circunstâncias adversas. O que fazemos todos os dias na Universidade do Vale do Taquari não depende apenas da estrutura física de nosso campus, mas, sim, de nossa comunidade acadêmica, que mais uma vez revela sua potência capaz de extrapolar todos os planos quando a vida assim exige: nem nós sabíamos de todas as potencialidades que tínhamos, tanto em questões de conhecimento e pessoas qualificadas quanto em estrutura tecnológica já instalada. Também aprendemos que, apesar de a tecnologia ser muito potente e emancipadora, o contato humano é fundamental. A importância de nos vermos, nos abraçarmos e trocarmos calor humano é algo que certamente ficará marcado para o resto das nossas vidas devido ao distanciamento social que fomos forçados a praticar.

Seguiremos acompanhando semanalmente as bandeiras divulgadas pelo Governo do Estado, atenderemos aos protocolos que devemos seguir e, de acordo com suas recomendações, planejaremos nossa atuação. Por ora, antes que o semestre acabe, é preciso manifestar nosso profundo agradecimento. Obrigado! Aos nossos estudantes, professores, técnico-administrativos, estagiários, bolsistas, funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Assistência Profissional em Saúde (APS) e parceiros. Somos fortes porque estamos juntos. Temos muito orgulho do que fizemos até agora e de quem somos enquanto Universidade. E temos muito orgulho de todas as mãos, todos os corações e todas as mentes que constroem o que é, de fato, ser uma universidade comunitária.

Esperamos ver todos em breve. Esperamos ansiosamente ver nosso campus pulsar de vida.

Abraços (virtuais) para todos!

Reitoria Univates