Professor da Univates aborda em tese de doutorado suas experiências como docente de Educação Física

Postado as 17/07/2020 16:33:01

Por Lucas George Wendt

Leandro Oliveira Rocha, professor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, concluiu recentemente sua tese de doutorado. Docente dos cursos de Educação Física da Instituição, Rocha desenvolveu um estudo autoetnográfico sobre sua atuação como professor em uma escola pública de Educação Básica.

A tese “Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal: o reposicionamento da Teoria Crítica na Educação Física escolar na perspectiva de Axel Honneth” foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Fernanda Possebon

“No doutorado, tematizei o multiculturalismo por meio da autoetnografia crítica, pois entendi que precisava investigar minha prática educativa caso quisesse compreender melhor a cultura escolar e reconstruir a Educação Física escolar”, explica ele.

Rocha investigou a própria prática docente a partir da experiência cultural compartilhada na escola, observando que sua prática educativa se sustentava na tradição teórica da Escola de Frankfurt, uma corrente teórico-sociofilosófica que surgiu no século XX na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, e que propõe novas interpretações ao marxismo, à política e à sociologia.

“Ao estudar o multiculturalismo, cheguei ao conceito de reconhecimento como aspecto central para compreender e problematizar as relações socioculturais e articular o objeto de estudo e os saberes específicos da nossa área para propor uma Educação Física escolar crítica. Contudo, entender o reconhecimento como conceito não foi suficiente, o que me levou a dar profundidade ao estudo e chegar à Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, filósofo alemão considerado como principal expoente da 3ª geração da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt”, revela o doutor sobre os fundamentos de sua pesquisa.

Tendo por base o trabalho teórico de Honneth, Rocha pôde desenvolver uma abordagem teórico-metodológica do ensino da Educação Física, a qual denominou como Teoria do Reconhecimento Intersubjetivo da Multiculturalidade Corporal.

“Foi somente assim, por meio do aporte conceitual da Teoria do Reconhecimento de Honneth, que desenvolvi a tese de que a multiculturalidade é reconhecida na reflexividade sobre as experiências culturais construídas intersubjetivamente”, detalha.

Para o professor, a conclusão do doutorado está relacionada diretamente à realização pessoal e profissional, como pesquisador da Educação Física escolar e professor de Educação Básica e do Ensino Superior. “De um lado, produzi conhecimento e avancei nas discussões específicas da área da Educação Física escolar; de outro, potencializei minha formação crítica e reflexiva, o que me permite contribuir para a formação inicial de professores que sejam capazes de problematizar as questões culturais, sociais, políticas e econômicas nos diversos contextos de ensino”.

O estudo foi orientado pelo professor doutor Fabiano Bossle. A tese foi avaliada pelos professores doutores Vicente Molina Neto, da Ufrgs, Marcos Garcia Neira, da Universidade de São Paulo, Felipe Quintão de Almeida, da Universidade Federal do Espírito Santo, e Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, da Universidade de Pernambuco.