Uma noite de Teatro virtual

Postado as 20/07/2020 09:37:03

Por Liniker Duarte/Cultura e Eventos

Nicole Morás

Com a proposta de levar ao público uma noite de teatro, o Grupo de Teatro da Univates inicia um projeto inédito gravando espetáculos que compõem o repertório da sua história de mais de 15 anos, exibindo de forma on-line uma nova atração sempre no último domingo de cada mês. A primeira transmissão será da peça “O Jardim”, que irá ao ar no dia 26 de julho, às 20h, no canal do Teatro Univates no YouTube.

Desde o comunicado oficial da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre uma evidente pandemia, as pessoas reorganizaram suas vidas, criando novos hábitos e mudando suas rotinas. As  instituições começaram a operar também em formato home office, escolas e universidades virtualizaram suas aulas, ou seja, todos se reinventaram. E para o Grupo de Teatro não foi diferente. Com a direção de Pablo Capalonga, o elenco manteve os ensaios virtualmente desde março. De acordo com o diretor, é a hora de nos unirmos aos mecanismos virtuais e levar cada vez mais a arte para quem vive momentos de distanciamento social.

É a adaptação para uma nova realidade. O que seria de nós se não tivéssemos a arte presente em nossas vidas neste momento? Com livros, filmes, teatro, tudo aquilo que a arte pode fazer por meio da internet. E é isto que o Grupo de Teatro da Univates está fazendo: já estávamos aliados ao virtual, e agora mais ainda, estamos levando a arte por meio da internet, gotas de esperança e pílulas dramatúrgicas ao público por meio das redes sociais
Pablo Capalonga, diretor do Grupo de Teatro da Univates

A pandemia aconteceu no momento em que o grupo está com três peças em cartaz: A Filha do Senhor Nebuloso, O Rouxinol e a Rosa e A História de Nós Dois. Os 12 atores são oriundos de sete municípios do Vale do Taquari, mas um mora atualmente no Mato Grosso. O contato virtual propiciou a continuação dos trabalhos, incentivando a arte e a inserção em novos espaços. O grupo passou a produzir vídeos semanalmente com leituras dramáticas divulgadas nas páginas do Teatro Univates no Instagram e no Facebook, buscando levar um momento de reflexão e positividade às pessoas. Também realizou um ensaio aberto totalmente virtualizado, com cada integrante em sua casa, mostrando um pouco do processo de criação dos personagens e do desenrolar da cena antes de estar pronta para ser apresentada ao público.

Agora o grupo inicia uma nova fase retomando gradativamente os ensaios presenciais com  todos os cuidados e orientações de combate ao coronavírus divulgadas pela Univates. Os encontros no palco do Teatro são para ensaio e gravação da peça que será a atração do mês. No último domingo de cada mês, uma nova peça será exibida para todos os fãs de teatro curtirem uma apresentação cultural em suas casas. O evento é indicado para todas as idades. Além de “O Jardim”, outras 10 peças estão no catálogo:

• Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

• A aurora da minha vida

• A criação do mundo

• Quiprocó

• As histórias que eu escrevi

• O Jardim

• A História de Nós Dois

• O Vale dos Infortúnios

• O Rouxinol e a Rosa

• O Natal da Família Strawinsky

Elenco

O elenco é composto de atores profissionais e amadores da região. Confira os nomes por trás dos personagens icônicos das peças que já passaram por várias cidades do Estado:

Ana Rhod - Estrela/RS
Cássio Borsatto Rolante - Doutor Ricardo/RS
Ederson Winck - Lajeado/RS
Gabriela Junqueira Quevedo - Lajeado/RS
Gustavo Henrique Muhl - Teutônia/RS, atualmente morando no Mato Grosso do Sul
Junior Rodrigues - Fazenda Vilanova/RS
Luiz Picolli - Arvorezinha/RS
Mariana Dumcke - Lajeado/RS
Paula Fassini Frozza - Imigrante/RS
Taís Berté - Arroio do Meio/RS
Tatiana Linhares dos Santos - Lajeado/RS
Rodolfo Izaguirre - Venâncio Aires/RS

Direção: Pablo Capalonga

Sinopse da 1ª transmissão

Nicole Morás

A peça é uma reflexão e contemplação atual a partir das situações absurdas instaladas por uma guerra. Diante do caos criado por um conflito armado, as pessoas de uma pequena cidade transformam sua racionalidade, e dentro de um pequeno jardim discutem as mazelas de suas pobres vidas, sufocadas pela fumaça e pelo barulho das bombas. Sem ter para onde ir, o recanto torna-se o ponto de encontro dos sobreviventes, formando um retrato tragicômico de um grupo de pessoas em situação-limite. Rir do trágico para não chorar é sempre uma triste válvula de escape. Uma dura e contínua realidade que segue presente atualmente.

Informações

Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo e-mail teatro@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5946.