Projeto Arte na Cidade colore Lajeado

Postado as 06/08/2020 15:16:56

Por Júlia Amaral

Iniciaram nesta semana as atividades do 1º Concurso Arte na Cidade - Intervenção Artística em Espaços Urbanos, promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado e a Universidade do Vale do Taquari - Univates. A principal proposta da ação, que tem como tema “Arte urbana - humanizando a cidade”, é valorizar o espaço urbano de Lajeado. A Avenida Alberto Pasqualini recebe a arte de dois artistas: primeiro a arte de Flávia Pozzobon, que já está sendo reproduzida, e em seguida a arte de Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Bauer Leonhardt. Outro ponto da cidade que também será colorido é o Viaduto Bento Rosa, com intervenções de Samuel Hergesell e equipe e Rafael Hergesell e equipe.

Elise Bozzetto

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) da Univates, esteve envolvido no processo de elaboração do edital do concurso, que selecionou, no ano passado, cinco propostas de intervenções de artistas da região do Vale do Taquari. “Também auxiliamos inicialmente a pensar os locais de intervenção, a estabelecer o conceito do tema do concurso e a relação da importância da arte no espaço urbano e na humanização da cidade”, explica a professora do curso, Jamile Weizenmann. Conforme Jamile, esse trabalho é resultado de um esforço coletivo, que uniu o curso de Arquitetura e Urbanismo a área de Artes da Univates e o curso de Design.

Os alunos da Univates também se envolveram com o concurso. Além dos estagiários do EMAU, os bolsistas do projeto de extensão Interarte tem um importante envolvido com o projeto: eles estão auxiliando os artistas na execução das artes e captando voluntários para o mesmo trabalho. Para Ana Juchum, estudante do quarto semestre de Arquitetura e Urbanismo e bolsista do projeto Interarte, participar do Arte na Cidade é gratificante.

É um momento em que a Cidade se abre para a arte e trás mais cores para a rua e alegria para as pessoas, até mesmo durante a pintura algumas das pessoas que passam por lá já comentam que estão gostando e que vai ficar bonito. Também é legal pensar, toda vez que se passa por ali, que tu foi uma das pessoas que ajudou a transformar, com arte e cor, aquele lugar
Ana Juchum

Importância cultural

Para o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Augusto Alves, o concurso será um marco para Lajeado, pois traz um novo olhar para o espaço urbano de Lajeado por meio da arte, uma vez que as obras na região são monumentos oficiais como estátuas, bustos e placas. “Iniciativas como o Arte na Cidade ou o painel do artista Kobra no prédio 1 da Univates representam algo novo para a cidade, uma forma artística pouco explorada até então e que tem o importante papel de humanizar a dureza da paisagem urbana e despertar novos olhares sobre ela”, afirma.

Nesse sentido, é preciso que existam políticas públicas para o espaço público de Lajeado e cidades da região, para que possamos pensar em arte urbana, prevendo esse tipo de manifestação como algo integrante da cultura local. “O planejamento urbano dá as diretrizes de uso e ocupação do espaço urbano, parâmetros técnicos de construção e crescimento da cidade, dentre outras orientações. Mas pode também permitir que a arte encontre espaço na cidade, transformando um pouco da crueza do cotidiano pela sensibilidade do artista”, finaliza o professor.