Laboratório da Univates realiza atestados de construção civil

Postado as 26/08/2020 12:59:46

Por Nicole Morás e Vinicius Mallmann

Tuane Eggers

Com o objetivo de assegurar a qualidade de produtos utilizados na construção civil, o Laboratório de Tecnologias da Construção (Latec) da Universidade do Vale do Taquari - Univates disponibiliza cerca de 70 tipos de ensaios e serviços a empresas e à comunidade.

As análises são realizadas com base nas características e exigências prescritas por normas vigentes, como as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da American Society for Testing and Materials (ASTM), entre outras normas nacionais. As atividades são realizadas desde 2013.

De acordo com o coordenador do Latec, Robledo Goulart Muller, o laboratório busca manter relação de confiança referente aos serviços prestados aos seus clientes. “Realizamos constantemente investimentos em tecnologia, estrutura, equipamentos e aperfeiçoamento profissional, buscando atender da melhor forma às especificações necessárias das normas que regulam o setor das construções”, explica.

Segundo ele, a pessoa que procura os serviços disponibilizados pelo laboratório está em busca da qualidade no seu material. “Em algum momento de nossas vidas nos deparamos com a situação de construir uma casa, ou algum imóvel. Para isso, procuramos produtos de qualidade. No Latec realizamos diversos testes para certificar que o material utilizado na obra possui a qualidade e resistência adequada. Então, o cliente que nos procura está em busca disso para a sua obra”, relata.

De Lajeado, uma das empresas a utilizar os serviços do Latec é a Empreendimentos Imobiliários C2B Ltda., que solicita mensalmente cerca de 20 análises de concreto, laudos de controle tecnológico de alvenaria e ensaios de arrancamento de revestimentos. De acordo com o diretor operacional da empresa, César Bergesch, o serviço prestado pelo laboratório garante a qualidade do serviço disponibilizado pela empresa. “O Latec fornece à nossa empresa, um importante apoio em controle tecnológico e de qualidade das obras. Isso permite que a gente monitore os processos, otimizando metodologias de trabalho e aferindo a conformidade dos serviços com as legislações vigentes”, salienta.

Todos os laudos são assinados digitalmente, de maneira que sua veracidade pode ser conferida no site do Latec. Além disso, o laboratório trabalha em pesquisas na área acadêmica da Instituição, contribuindo para o aprimoramento do conhecimento dos futuros profissionais que a Univates capacita, aproximando-os das atividades desempenhadas pelo setor.

A tabela de valores varia conforme o ensaio, partindo de R$ 27,00 para ensaios de resistência à compressão em corpo de prova cilíndrico em concretos e argamassas e absorção de água em blocos e tijolos. Além de receber os materiais para os ensaios, o Latec também realiza a coleta de amostras no local em que a empresa solicitar, atendendo a todas as orientações normatizadas de amostragem para que a coleta seja adequada e não afete as características reais empregadas na obra.

Mais informações podem ser obtidas no site univates.br/latec, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5897, ou pelo e-mail latec@univates.br.

Confira os ensaios disponíveis:

Agregados: ensaios em rochas, britas graduadas, areias, entre outros agregados utilizados na construção civil;

Argamassa: ensaios em argamassa para revestimento, assentamento e argamassa colante para cerâmicas;

Concreto: ensaios em concretos utilizados em todos os tipos de obras;

Solos: ensaios em solos para pavimentação de estradas, aterros, entre outros;

Betumes: ensaios em materiais betuminosos para uso em pavimentos;

Blocos, tijolos e similares: ensaios em artefatos utilizados na construção/pavimentação de edificações.