Estão abertas as inscrições para a Bolsa Chevening

Postado as 17/09/2020 14:44:52

Por Vinicius Mallmann

Divulgação

Estão abertas, até o dia 3 de novembro, as inscrições para o Programa Chevening, que concede bolsas de estudo no Reino Unido para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil. Em geral, as bolsas são para programas de pós-graduação de um ano (mestrado ou MBA) em diversas universidades do Reino Unido.

As bolsas cobrem as passagens de ida e volta para o Reino Unido, anuidade do curso escolhido, taxas administrativas da universidade e ainda incluem uma quantia mensal em dinheiro para as despesas pessoais do aluno. Também estão incluídos o valor de emissão do visto para o Reino Unido e um auxílio financeiro para instalação no país.

Quem pode participar?

Podem se candidatar à bolsa de qualquer área de atuação com excelente desempenho acadêmico e perfil de liderança. Outros requisitos esperados de um bolsista são:

– demonstrar habilidade intelectual e ter potencial de liderança;

– ter experiência profissional de, pelo menos, dois anos (aqui também se aplicam trabalho voluntário, estágio remunerado ou não remunerado);

– desejar retornar ao seu país de origem após concluir os estudos para aplicar os conhecimentos adquiridos no Reino Unido;

– possuir histórico profissional de excelência e conquistas e ter potencial para se tornar um grande líder em sua área;

– demonstrar que possui as qualidades pessoais necessárias para se beneficiar da bolsa de estudos e utilizá-la em sua carreira;

– desejar se conectar a outros bolsistas Chevening enquanto estiver estudando no Reino Unido e também depois que retornar ao seu país de origem;

– possuir uma ideia bastante clara de como o curso que irá fazer poderá beneficiar seu país de origem.

O processo seletivo tem apenas duas fases. Na primeira, o candidato preenche um formulário de inscrição, no qual deve descrever todas as suas experiências e habilidades, envia a documentação exigida e as cartas de recomendação e indica as universidades e os programas escolhidos, justificando sua escolha. Na segunda é convidado para uma entrevista em inglês na Embaixada Britânica ou em cidades que tenham consulado britânico.

Saiba mais

O Chevening é o programa global de bolsas de estudo do governo britânico, financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCDO) e organizações parceiras. As bolsas são concedidas a indivíduos com potencial de liderança, habilidade de networking, plano de estudo no Reino Unido e plano de carreira profissional desenvolvido, além de sólida formação acadêmica, para um programa de mestrado de um ano em qualquer área, em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido.

O Programa Chevening começou em 1983 e tornou-se um programa de prestígio internacional. Ele opera em 160 países e oferece oportunidades altamente cobiçadas para profissionais aumentarem suas qualificações acadêmicas, desenvolverem suas habilidades, criarem novas redes de relacionamento e ampliarem seus horizontes.

Mais informações podem ser obtidas no site Chevening in Brazil.

Experiências para toda a vida

Arquivo Pessoal

Dentre os mais de 40 brasileiros contemplados com a bolsa no ano passado está a diplomada do curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari - Univates Catherine Luiza Werlang. Ela está desde o ano passado realizando mestrado em Linguística Aplicada na Universidade de Edimburgo, na Escócia.

De acordo com a diplomada, a participação no programa permitiu que ela vivenciasse diversas experiências que vão além dos estudos. “Ser bolsista Chevening é uma experiência ímpar. Além de todo o aprendizado acadêmico, estamos em contato com pessoas que têm perfil semelhante ao nosso e aprendemos bastante não só sobre o Reino Unido, mas também sobre as diferentes realidades do Brasil. O sistema educacional aqui é bem diferente do que estamos acostumados. A carga horária das disciplinas é relativamente baixa e temos pouco contato com os professores, porém passamos grande parte do tempo estudando e lendo o material obrigatório”, conta Catherine.

Para pessoas que estão pensando em se candidatar à bolsa, Catherine destaca: “Recomendo que apliquem. O Chevening dá a oportunidade de estudar em universidades de ponta, de ter uma visão mais ampla sobre o Brasil e de pertencer a uma comunidade global de líderes. No meu caso, a Universidade de Edimburgo é a número 1 em Linguística no Reino Unido, então há vários projetos e diferentes pesquisas sendo incentivados aqui. Estar no meio disso, conhecer professores que são referência em suas áreas de ensino e aprender com colegas de diferentes países é um privilégio enorme”, finaliza.