PPGCM da Univates recebe inscrições para 20 vagas no Mestrado

Postado as 11/11/2020 14:13:00

Por Leonardo Seibel

Seguem abertas até o dia 30 de novembro, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com 20 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas pelo site univates.br/ppgcm/, no valor de R$ 100,00. A seleção ocorrerá durante o mês de dezembro e as aulas iniciarão em abril de 2021.

Divulgação

 

O processo de seleção consiste de uma entrevista por videoconferência com uma banca composta por professores do PPGCM, da análise do currículo e de um breve pré-projeto de pesquisa (em função desse pré-projeto, é importante que o candidato interessado entre em contato com um dos professores do PPGCM, cuja lista está no site do Programa). Podem se candidatar diplomados nas diversas áreas da saúde como Medicina, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Nutrição, Educação Física, e também de todas as áreas do conhecimento. O edital completo pode ser conferido no site www.univates.br/editais

O programa, que tem como base a visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença, possui três áreas de concentração: de clínica médica, de tecnologias em saúde e de ciências do comportamento. O curso tem o objetivo de incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde e melhor entender às várias condições clínicas e aos transtornos de comportamento.

Conforme explica o professor e coordenador do PPGCM, Flávio Milman Shansis, os estudantes podem contar com uma estrutura ampla de laboratórios básicos e aplicados disponíveis para a pesquisa. “Além desses laboratórios, também está disponível para os estudos a estrutura dos serviços clínicos que a Univates disponibiliza para o Vale do Taquari, como, por exemplo, o Ambulatório de Especialidades Médicas e demais serviços do Saúde Univates”, destaca. O professor acrescenta que o curso é um diferencial na região e atende à proposta da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de interiorizar os cursos de pós-graduação na área de Medicina I.

Shansis destaca que um dos principais objetivos do curso de pós-graduação é contribuir para as questões de saúde na região onde é realizado. Em uma de suas linhas de pesquisa serão desenvolvidos, por exemplo, estudos sobre o comportamento suicida.

Outros objetivos do PPGCM são capacitar pessoas no campo das ciências médicas, criar e aperfeiçoar tecnologias e processos em saúde no atual contexto socioeconômico, com foco na criação de ferramentas para auxílio no diagnóstico e no tratamento de doenças, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população. O programa ainda pretende implementar, em conjunto com as organizações locais, ações em saúde geradas a partir dos projetos desenvolvidos, promovendo inovações que agreguem melhorias aos índices de saúde da população local, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento.

O PPGCM da Univates foi aprovado em dezembro de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail ppgcm@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7058.