Inscrições abertas para dois programas de mestrado e doutorado da Univates

Postado as 24/11/2020 14:29:48

Por Vinicius Mallmann

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições em dois de seus cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Os programas oferecem cursos de mestrado e doutorado com o objetivo de formar profissionais com amplo domí­nio de seus campos de saber e com reconhecida capacidade de gerar e disseminar novos conhecimentos científicos e tecnológicos. Para isso, a Universidade conta com docentes qualificados com alta titulação, oferecendo os cursos de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, Biotecnologia, Ensino, Ensino de Ciências Exatas e Sistemas Ambientais Sustentáveis.

Confira os programas que recebem inscrições:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM)

Com inscrições até o dia 15 de dezembro, o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) contempla 20 vagas para o mestrado. As inscrições podem ser realizadas pelo site univates.br/ppgcm/. A seleção ocorrerá durante o mês de dezembro, com início das aulas em abril de 2021.

O processo de seleção consiste em uma entrevista por videoconferência com uma banca composta por professores do PPGCM, análise do currículo e um breve pré-projeto de pesquisa (em razão desse pré-projeto, é importante que o candidato interessado entre em contato com um dos professores do PPGCM, cuja lista está no site do programa). Podem se candidatar graduados nas diversas áreas da saúde, como Medicina, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Nutrição e Educação Física, e também em outras as áreas do conhecimento. O edital completo pode ser conferido no site www.univates.br/editais

O programa, que tem como base a visão integrada a partir da perspectiva translacional das condições de saúde-doença, possui três áreas de concentração: Clínica Médica, Tecnologias em Saúde e Ciências do Comportamento. O curso tem os objetivos de incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em saúde e melhor entender as várias condições clínicas e os transtornos de comportamento.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail ppgcm@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7058.

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec)

Já o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) disponibiliza 12 vagas para doutorado e 32 para mestrado. As inscrições podem ser realizadas até dia 5 de janeiro no site univates.br/ppgbiotec. O mestrado tem duração máxima de 24 meses e o doutorado, de 48 meses. A lista de classificados será divulgada até dia 13 de janeiro. Os editais completos podem ser conferidos aqui para mestrado e aqui para doutorado.

Por meio das áreas de concentração em Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, o PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à biotecnologia nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.

O programa tem inserção internacional, alcançando nota 4 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os estudantes poderão participar das oportunidades de internacionalização oferecidas pela Instituição, que permitem realizar um período de estudos no exterior.

São quatro linhas de pesquisa: Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos, Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos, Detecção e Caracterização de Micro-organismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgbiotec@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5615.