Planetário Univates celebra o Dia Nacional da Astronomia com programação especial

Postado as 24/11/2020 15:42:49

Por Nicole Morás

No Dia Nacional da Astronomia, comemorado em 2 de dezembro, diversas instituições gaúchas que atuam no ensino, pesquisa e extensão se reunirão para disponibilizar ao público em geral uma programação especial no evento Jornada da Terra às Estrelas.

Conforme a professora Andréia Spessatto De Maman, que coordena o projeto de extensão “Planetário Univates: Astronomia e divulgação científica ao alcance de todos”, o evento terá oficinas, sessões de planetário, rodas de conversa, atividades culturais e palestras.

“Por meio da programação será possível saber mais sobre a pesquisa científica na área e possibilidades profissionais, aprofundar-se em temas presentes no currículo escolar ou simplesmente conhecer um pouco mais sobre a astronomia e conexões com a sociedade e culturas”, afirma.

No dia 2 de dezembro, o projeto de extensão Planetário Univates promove um relato de experiências em Astronomia com o grupo #MeninasdoGuara que participam do projeto Meninas na Ciência, das 14h às 15h, com transmissão pelo YouTube. Já no dia 3 de dezembro, das 10h às 11h, acontece a oficina “Explorando o Sistema Solar” pelo Google Meet. A programação completa da Jornada da Terra às Estrelas e detalhes sobre como participar podem ser conferidos aqui.

A coordenadora do projeto, professora Andréia, também participa da live de encerramento "Astronomia, sociedade e educação - Bate-papo com Planetários do Sul", que ocorre na sexta-feira, dia 4, às 18h, na página do Facebook do Na Marcha pela Ciência.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail planetario@univates.br.