Univates divulga Relatório Social de 2019

Postado as 09/12/2020 13:45:35

Por Leonardo Seibel

A Universidade do Vale do Taquari - Univates disponibilizou, na última terça-feira, dia 8, o Relatório Social de 2019, que reúne um compilado das ações institucionais realizadas no último ano. Entre os dados divulgados, o relatório apresenta os principais projetos, eventos, benefícios e ações sociais dirigidos aos alunos, funcionários, comunidade e demais públicos envolvidos com a Instituição.

Em formato on-line e responsivo, a publicação objetiva dar transparência às ações desenvolvidas pela Universidade, em prol não apenas da comunidade acadêmica, mas também da sociedade, e garante o compromisso da Univates enquanto instituição comunitária e sem fins lucrativos.

Na área do ensino, a Univates destaca os avanços referentes a cursos de pós-graduação stricto sensu, como o novo mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) proposto em junho de 2019 à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que obteve parecer favorável. Já em dezembro o Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC), aprovou o doutorado do PPG em Ensino de Ciências Exatas. As aulas de ambos os cursos tiveram início este ano.

Em relação à qualidade acadêmica, a Instituição foi reconhecida no mês de dezembro de 2019 como a melhor universidade privada do Sul do Brasil no conceito graduação. Destaca-se também que quatro cursos receberam visitas in loco do MEC e obtiveram conceito máximo (5) nas avaliações: Odontologia, bacharelado, ofertado na modalidade presencial; e os cursos Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, ofertados na modalidade a distância. “Essas conquistas ressaltam a preocupação da Univates com a qualidade do ensino ofertado e reafirmam o compromisso da Instituição com a comunidade acadêmica”, destaca o reitor da Univates, Ney José Lazzari.

Lucas George Wendt

No âmbito da saúde, foi inaugurada no mês de janeiro do último ano a Unidade Básica de Saúde Universidade, resultado de um convênio entre a Univates e a Prefeitura Municipal de Lajeado. Além disso, a Instituição lançou, em dezembro, o Saúde Univates, projeto que reúne todos os serviços da Universidade na área da saúde, ofertando-os à comunidade. Conforme Lazzari, “o projeto demonstra que o compromisso e a qualidade reconhecida da Universidade ocorrem também no cuidado e no bem-estar das pessoas”.

Já na área cultural, no mês de dezembro foi assinado convênio que deu início às atividades da Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates.

Nicole Morás

Na área ambiental, destaca-se a inauguração do Complexo de Resíduos, construído para receber os resíduos gerados pelas atividades realizadas na Univates e para desenvolver novas pesquisas e projetos voltados à área.

A Univates, para além das exigências legais, assume a responsabilidade social como um princípio institucional, tanto nas atividades de gestão quanto na formação dos seus estudantes. Por isso, revisou e aprovou, em 2019, sua Política de Responsabilidade Social. Ainda, visando ao acompanhamento e à proposição de ações de responsabilidade social realizadas pela Instituição e buscando garantir que as demais políticas, processos e relações da Universidade ocorram de forma alinhada com a Política de Responsabilidade Social, criou o Comitê de Responsabilidade Social da Univates, formado por representantes de diversas áreas da Instituição.

Por fim, 2019 foi um ano comemorativo para a Univates, pois foram celebrados os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari: cinco décadas em que a união de esforços ultrapassa gerações e em que a história da região se confunde com a da Universidade do Vale do Taquari.

O Relatório Social é uma publicação do setor de Planejamento e Avaliação Institucional da Univates e pode ser conferido em www.univates.br/relatoriosocial/. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5306, ou pelo e-mail planejamento@univates.br.