Acervo Pessoal - Gustavo Gorgen

Estudo realizado na Univates propõe a construção do Memorial Nacional pela Justiça, Verdade e Direitos Humanos

Postado as 23/12/2020 10:45:28

Por Leonardo Seibel

Usar a arquitetura como ferramenta de mudança social. Essa foi a motivação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Gustavo Luis Gorgen, de Estrela, diplomado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Em seu estudo, Gustavo propôs a criação do Memorial Nacional pela Justiça, Verdade e Direitos Humanos, um espaço que reúne as memórias nacionais do período da Ditadura Militar, com os objetivos de proporcionar o conhecimento da história nacional ao visitante, homenagear as vítimas do período militar e “que sirva como estimulador da mudança e como instrumento para eterna vigilância da democracia”, conforme o próprio arquiteto explica.

Acervo Pessoal - Gustavo Gorgen

Para Gorgen, a partir do conhecimento sobre o passado, a proposta para o Memorial, na cidade de Porto Alegre, simboliza um marco da memória política do País e das vítimas que sucumbiram durante a ditadura. “Seguindo exemplo de países como Colômbia, Chile e Alemanha, que possuem memoriais que eternizaram períodos semelhantes, eu acredito que no Brasil seja necessário um espaço que eternize essa memória para que isso jamais se repita, e que sirva como instrumento de mudança social e elemento de eterna vigilância para a nossa jovem democracia”, aponta.

Ele explica que começou a vislumbrar a ideia para seu trabalho no ano de 2016, devido ao momento político que o Brasil vivia. “A ideia veio depois de tudo o que vinha acontecendo no País desde 2016, com a queda da então presidente Dilma Rousseff e o aumento do discurso fascista no Brasil, com pedidos para uma nova intervenção militar. Eu senti a necessidade de expor minha indignação com essas questões e de criar um espaço que mostrasse para as pessoas que a ditadura não foi um período bom para o País, mas, sim, um momento de muita turbulência, violência e repressão”, destaca.

O projeto de Gustavo traz uma combinação entre arquitetura e paisagismo, junto à Usina do Gasômetro, no Centro Histórico de Porto Alegre. Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, professor Cristiano Zluhan Pereira, a arquitetura que retrata a memória é bastante desafiadora, pois se propõe a ser a materialização de sentimentos, momentos, lembranças, desafios e perdas. “O sentimento é único para cada indivíduo e por isso a complexidade quando se projeta algo que representará todos esses sentimentos. No caso da proposta do Gustavo, o resultado é excepcional, criando ambientes de reflexão, de reconhecimento, de sensações, utilizando a luz, a sombra, o percurso, tudo isso integrado a um entorno de cidade existente e complexo que é o Centro Histórico de Porto Alegre”, salienta o professor.

Trabalho se destaca em premiação estadual

O TCC de Gustavo foi um dos destaques do Prêmio IAB - RS José Albano Volkmer, promovido anualmente pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul. Essa premiação tem por objetivos reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de curso de cada semestre letivo de todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado e entregar um diploma de menção honrosa para os autores dos trabalhos durante a cerimônia de colação de grau.

Acervo Pessoal - Gustavo Gorgen

O resultado foi divulgado em dezembro, e o arquiteto comemora o reconhecimento obtido. “É uma honra enorme receber esse reconhecimento. Ele me motiva ainda mais a seguir acreditando na arquitetura como ferramenta de mudança social e a trabalhar por uma sociedade mais justa e igualitária. Levantar essa discussão é sempre algo importante para que isso não volte à tona”, finaliza.

Curso de Arquitetura e Urbanismo é opção no Vestibular

O Vestibular da Universidade do Vale do Taquari - Univates está com inscrições abertas, e o curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das 29 opções de cursos de graduação presenciais oferecidas pela Instituição. Já a modalidade a distância (EAD) conta com 17 cursos. O ingresso pode ser realizado por meio de prova de redação on-line, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou a nota de vestibulares anteriores da Univates.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site univates.br/vestibular/inscricao. A prova pode ser realizada a qualquer momento e tem duração de até duas horas a partir do sorteio do tema da redação.