Tuane Eggers

Cursos de Tecnologia da Informação da Univates promovem aula inaugural sobre o profissional 5.0

Postado as 26/03/2021 10:52:48

Por Lucas George Wendt

Os cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade do Vale do Taquari - Univates promovem, no dia 6 de abril, a partir das 19h, uma aula inaugural virtual em parceria com a AC International Group.  O evento é uma promoção dos cursos de bacharelado presenciais em Engenharia da Computação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação e do tecnólogo em Redes de Computadores. A AC Group, parceira da Univates para a realização do evento, é uma organização com unidades de negócios em Portugal e no Brasil.

A palestra “Quem é o novo profissional 5.0” vai abordar como profissionais podem se tornar competitivos no mercado e ocupar vagas em smart companies, aquelas que usam ostensivamente os dados para melhorar seus processos, produtos e serviços, buscando ganhos em competitividade. O evento é voltado a estudantes de todos os cursos da Universidade e comunidade regional interessada no tema. As inscrições podem ser realizadas em http://bit.ly/2P32BNg

O evento terá como palestrantes um executivo representante do Mercado Livre, empresa argentina de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico; e um executivo representante da ArcelorMittal, conglomerado industrial multinacional de empresas de aço com sede em Luxemburgo. 

“As empresas precisam ser dinâmicas, acompanhando as inovações tecnológicas”, defende o coordenador dos cursos da área da TI da Univates, professor Mouriac Halen Diemer. O docente argumenta que essa é a única forma das empresas se manterem competitivas e se perpetuarem no mercado. Neste contexto, as companhias que usam a informação a seu favor saem na frente. “Esse é o cenário das empresas inteligentes. Os diplomados da graduação precisam estar preparados para atuar nas smart companies. O profissional 5.0. domina as tecnologias utilizadas por essas empresas, visando a entregar o produto certo, na hora certa, para o cliente certo”. 

O professor complementa que, ao promover o contato dos estudantes com o tema, espera-se que os futuros profissionais possam se preparar para atender as expectativas das organizações contemporâneas. Para o docente, além do conhecimento técnico e acadêmico, saber lidar com problemas complexos, trabalhar em equipe, ser resiliente, estar sempre buscando novos conhecimentos são características importantes do perfil do profissional 5.0.

Divulgação