Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates divulga o regulamento do VII Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura

Postado as 13/04/2021 09:11:11

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates divulgou, recentemente, o regulamento da sétima edição do Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura, iniciativa voltada às escolas de educação básica da região. O edital de 2021 tem como foco celebrar a obra de Carlos Drummond por meio da produção de videopoesias por estudantes do Ensino Médio a partir da obra “A rosa do povo”, de 1945. 

O projeto é uma iniciativa da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), por meio do projeto de extensão Linguagens: palavras e imagens, e o edital com todas as especificações e prazos estabelecidos pode ser conferido em https://www.univates.br/institucional/editais.  As inscrições deverão ser feitas entre os dias 4 e 21 de outubro de 2021. 

Cada professor poderá orientar e inscrever mais de um aluno ou grupo de alunos. Tratando-se de inscrição de grupo de alunos, todos os componentes do grupo devem estar matriculados na mesma escola. A Univates recomenda que os vídeos sejam feitos de forma remota, sem o encontro presencial de grupos de estudantes. Para isso, é possível usar ferramentas de produção, edição e compartilhamento de arquivos via internet.

Para mais informações ou esclarecimentos sobre o edital o contato é o e-mail projeto.linguagens@univates.br.

Os objetivos do Festival

O Festival tem como objetivos estimular a leitura; oportunizar o desenvolvimento da habilidade de interpretação literária; promover o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula com o intuito de expandir a habilidade de leitura do texto de caráter estético; desafiar o aluno a efetuar uma tradução intersemiótica ao transpor a linguagem literária para a linguagem audiovisual, respeitando suas especificidades; além de contribuir para desenvolver a criatividade dos estudantes. 

Fases

O VII Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura será disputado pelos concorrentes em duas fases. Na fase eliminatória, na qual participam todos os alunos cujas escolas enviarem os materiais exigidos pelo edital. Neste momento os materiais enviados serão apreciados pela equipe da Univates e os melhores vídeos serão escolhidos para a próxima etapa. A fase final será disputada unicamente pelos classificados na fase eliminatória e consiste na votação pública dos oito melhores vídeos escolhidos pela comissão organizadora. 

A publicação dos vídeos nas redes sociais da Univates ocorrerá no dia 27 de outubro de 2021. O formulário para votação ficará disponível entre os dias 27 de outubro e 28 de outubro. O resultado da enquete será publicado no dia 29 de outubro nas redes sociais e no site da Univates, em https://www.univates.br/institucional/editais.