Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates lamenta a perda do ex-professor Adriano Dirceu Strassburger

Postado as 20/04/2021 15:15:22

Por Univates

A Universidade do Vale do Taquari - Univates comunica com pesar a morte do ex-professor e líder comunitário Adriano Dirceu Strassburger. O falecimento foi na manhã da terça-feira (20), após um infarto ocorrido na segunda-feira (19). A notícia deixa a comunidade lajeadense enlutada pela recente perda. 

Strassburger foi professor universitário, pesquisador e era proprietário da Nexus Consultoria - Instituto Pesquisa e Consultoria. Cursou a graduação em Ciências Econômicas, finalizada em 1977, e uma especialização em Economia Rural, concluída em 1978, nas instituições que precederam a criação da Univates. Ele também tinha mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1994.

Na Instituição, Strassburger foi docente e dirigente, atuando por 23 anos, entre 1977 e 2000, chegando a ser vice-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat), em 1985. Também coordenou o Banco de Dados Regional (BDR), que esteve vinculado à Instituição; e integrou as discussões para a criação do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Taquari (Codevat). 

Adriano Strassburger foi engajado com causas sociais na região e muito contribuiu para melhorias, especialmente em Lajeado. Atuou como secretário executivo, cargo que ainda ocupava, e como presidente do Observatório Social de Lajeado. Também era presidente da Fundef do município. Atuou como secretário de Administração de Lajeado, presidiu o movimento Lajeado 4.0, precursor do Pro_Move, e também concorreu a prefeito da cidade, em 2000. 

“Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.”