Univates lança cursos de qualificação profissional na área da saúde

Postado as 14/05/2021 09:22:55

Por Nicole Morás

O Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates está com inscrições abertas para três cursos de qualificação profissional: Doula, Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica. As atividades ocorrem de forma presencial no campus da Universidade, em Lajeado.

De acordo com a diretora do CEP, Edi Fassini, os cursos de Enfermagem do Trabalho e de Instrumentação Cirúrgica são solicitados pelo mercado de trabalho dos técnicos em Enfermagem, que cada vez mais necessita de profissionais muito bem preparados para atividades específicas.

A Enfermagem do Trabalho aprofunda conhecimentos para orientar equipes de saúde e de segurança dentro das empresas. O curso de Instrumentação Cirúrgica treina os técnicos para o apoio aos médicos nos centros cirúrgicos. Já o curso de Doula oportuniza que qualquer interessada desenvolva conhecimentos para apoiar gestantes e mamães no processo de gestar, cuidar de uma nova vida e também cuidar da própria saúde física e emocional
Edi Fassini, diretora do CEP

Divulgação

Já o curso de Instrumentação Cirúrgica capacita profissionais de Enfermagem para atuação em equipes cirúrgicas, na qualidade de instrumentador cirúrgico, visando à qualidade, à segurança e à humanização da assistência ao paciente durante o ato cirúrgico. O investimento é de 10 parcelas de R$ 220,00. O curso tem carga horária total de 120 horas, incluindo 40 horas de atividades teóricas e 80 horas de práticas. As aulas iniciam no dia 31 de maio e seguem até agosto.

O curso de Enfermagem do Trabalho visa a qualificar técnicos em Enfermagem para atuação na equipe de saúde do trabalhador e como integrantes dos serviços especializados em segurança e medicina do trabalho. Os profissionais poderão auxiliar no planejamento e execução de programas de avaliação da saúde dos trabalhadores, higiene do trabalho e programas preventivos. A carga horária total é de 256 horas, e as aulas ocorrem de junho a novembro. O investimento é de 10 parcelas de R$ 250,00.

Por fim, o curso de Doula prepara pessoas que gostam de auxiliar gestantes no pré e pós-parto, com informações educacionais, pedagógicas, emocionais e fisiológicas, criando uma rede de apoio feminina, a fim de proporcionar melhores experiências no processo gestacional e de amamentação. As aulas ocorrem de maio a setembro, totalizando 80 horas de atividades. O investimento é de quatro parcelas de R$ 200,00. Para se inscrever não é necessário formação como técnico em Enfermagem.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cep@univates.br.