Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis amplia área de atuação e recebe inscrições

Postado as 17/05/2021 18:04:20

Por Nicole Morás

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Universidade do Vale do Taquari - Univates capacita e forma profissionais multidisciplinares competentes no uso, desenvolvimento e inovação de tecnologias e práticas sustentáveis. Possui duas áreas de concentração, Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva, que abrangem quatro linhas de pesquisa: Legislação Aplicada às Organizações Públicas e Privadas, Bases Ecológicas para a Gestão Ambiental, Eficiência Produtiva, e Gestão para a Sustentabilidade.

R Architecture/Unsplash

Com o início das atividades de três novos docentes, novas áreas de pesquisa serão desenvolvidas no âmbito do programa de mestrado profissional. As novas áreas de atuação são: sustentabilidade econômica; arquitetura e sustentabilidade; e desenvolvimento de materiais sustentáveis.

De acordo com a coordenadora do PPGSAS, professora Liana Johann, a ampliação da área de atuação do programa é importante porque responde a demandas da atualidade.

Os sistemas ambientais sustentáveis estão e precisam cada vez mais estar presentes nos diversos espaços profissionais. Precisamos pensar cada vez mais no reaproveitamento de rejeitos para produção de novos materiais, nas práticas de sustentabilidade econômica, social e ambiental, e nas tecnologias de construção
coordenadora do PPGSAS, professora Liana Johann

Conheça os novos docentes e suas áreas de atuação:

André Catto - Graduado em Engenharia Química e doutor em Engenharia, na área de Ciência e Tecnologia dos Materiais, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Atua na área de reaproveitamento de resíduos lignocelulósicos da agricultura ou agroindustriais, reciclagem de polímeros, estudos de degradação e biodegradação de materiais poliméricos, com foco na obtenção e no desenvolvimento de novos materiais, como compósitos poliméricos com fibras vegetais, nanocelulose e desenvolvimento de polímeros biodegradáveis.

Fernanda Sindelar - Graduada em Ciências Econômicas, mestra em Economia e doutora em Ambiente e Desenvolvimento. Atua na área de Desenvolvimento econômico regional e Economia.

Rodrigo Spinelli - Graduado em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil, mestre e doutor em Ambiente e Desenvolvimento. Atua nas áreas de Arquitetura e Sustentabilidade na Construção Civil, focadas no desenvolvimento de materiais e sistemas construtivos sustentáveis e energeticamente eficientes, para escalas urbanas e edificações.

Inscrições abertas

Tuane Eggers

Até o dia 17 de junho, o PPGSAS recebe inscrições para 15 vagas de Mestrado Profissional. As inscrições podem ser realizadas no site www.univates.br/ppgsas, no valor de R$ 100,00. A seleção dos candidatos consiste em: análise do currículo Lattes documentado de cada candidato, de acordo com os critérios e valores especificados no Anexo 1 do Edital; análise do projeto de pesquisa do candidato, conforme instruções do Anexo 2 do Edital; e entrevistas com os candidatos por videoconferência. A classificação dos candidatos será divulgada até 23 de junho, e as aulas iniciam no dia 05 de julho para o regime intensivo e no dia 6 de agosto no regime regular. O edital completo pode ser conferido no site www.univates.br/institucional/editais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7058.

Aula inaugural ocorre em julho

Para marcar o início das atividades do regime intensivo, o PPGSAS programa para o dia 7 de julho a sua aula inaugural, que irá abordar os 40 Anos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81). Mais informações serão divulgadas em breve.