Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Disciplina Temas Contemporâneos aproxima estudantes de experiências ao redor do mundo

Postado as 21/05/2021 10:16:12

Por Redação Univates

O lajeadense Samuel Felipe Johann, diplomado do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Taquari - Univates, participou de uma aula na Instituição na última semana. Johann atua na Organização Não Governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) e desenvolve atividades de liderança pela entidade em zonas de conflito. 

A iniciativa de aproximar a experiência internacional do diplomado com os estudantes foi do docente Tiago Weizenmann, um dos professores que ministra a disciplina Temas Contemporâneos neste semestre. O componente curricular é interdisciplinar e compartilhado entre todos os cursos de graduação presenciais da Instituição. Questões sociais, do Brasil e do mundo, abordadas na disciplina foram tema da conversa “Propósitos e trajetórias de vida em contextos mundiais: conflitos armados, epidemias e carreira humanitária”, conduzida por Samuel. 

Ana Amélia Ritt

Professor Tiago Weizenmann

Professor Tiago Weizenmann

 

“O trabalho em contextos sociais complexos abre espaços múltiplos para a atuação profissional”, diz Weizenmann. “Cada vez mais exigem-se outras formas para enfrentar os dilemas da sociedade contemporânea, sobretudo quando tratamos do futuro das próximas gerações em meio a questões ambientais, tecnológicas e sociais”, explica o professor. 

Esse cenário abrange milhões de pessoas que vivem de maneira vulnerável, o que inclui situações de pobreza extrema - seja pela falta de água potável, pela ausência de saneamento básico ou pela presença de doenças contagiosas graves -, seja em meio a conflitos armados que geram dificuldades para a sobrevivência ou que provocam migrações forçadas.

Na ocasião, Samuel Johann compartilhou sua trajetória humanitária na ONG Médicos Sem Fronteiras, chamando a atenção para as distintas realidades no mundo e áreas que carecem de ações humanitárias, como as que vêm desenvolvendo em alguns países - entre eles Afeganistão, Sudão do Sul e Guiné.  

Divulgação

A partir de uma breve exposição com imagens, o convidado mostrou alguns de seus trabalhos em regiões pelo mundo, em meio a situações de conflito civil, de epidemias e de refugiados. Johann destacou que, no mundo contemporâneo, existe um grande número de pessoas forçadas a se deslocar de seus tradicionais  territórios, provocando crises humanitárias que geram problemas sociais severos. 

Nessas realidades Samuel destacou aos estudantes o papel da ajuda humanitária do Médico Sem Fronteiras, desconstruindo uma imagem romantizada de herói que algumas pessoas acabam produzindo: “O que considero importante é sentir na pele a nossa humanidade compartilhada, o que temos em comum, sentimentos, desejo de ser feliz e ter nossas necessidades atendidas. Encontrar um propósito sobre o que se faz”, explica. 

Ao final, o diplomado interagiu com os estudantes respondendo questionamentos lançados ao longo do encontro e reforçando a possibilidade de construir carreiras profissionais humanitárias entre diferentes áreas, como na saúde, nas engenharias e, inclusive, na gestão. 

Divulgação

Ações de Samuel em Moçambique, em 2017

Ações de Samuel em Moçambique, em 2017

 

 

Samuel Felipe Johann e Médicos Sem Fronteiras

Johann é diplomado há quase dez anos. Atualmente é coordenador de Projetos e Emergências pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), sediada na Europa. 

 

Sua função envolve: o diálogo com grupos armados, governos, organizações internacionais e lideranças tradicionais, a análise de contexto e estruturação de respostas de emergência para salvar vidas; a supervisão geral dos departamentos em projetos de larga escala e orçamentos multimilionários; a construção e gestão de hospitais, atividades em campos de deslocados, clínicas móveis; e o cuidado pela segurança e bem-estar das equipes em terrenos de conflito. 

Samuel realiza também mentoria para novos líderes na organização. Já atuou em Guiné, Moçambique, Sudão do Sul, Nigéria, Angola, Afeganistão, Brasil e Camarões.