Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Camila Pires, diplomada em Jornalismo pela Univates, é homenageada com publicação de livro póstumo

Postado as 25/05/2021 14:31:10

Por Redação Univates

Divulgação-Reprodução Quipá Editora

No último ano, a comunidade acadêmica da Universidade do Vale do Taquari - Univates e a comunidade regional do Vale do Taquari lamentaram o falecimento precoce da jornalista diplomada pela Instituição Camila Pires. 

Recentemente a professora doutora Jane Marcia Mazzarino, orientadora de Camila durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), adaptou o trabalho da estudante e o publicou como livro. 

Camila é a autora da obra e a professora Jane assina a coautoria. O lançamento aconteceu na última semana pela Quipá Editora. A obra, "Narrativas Socioambientais no Jornalismo Literário de Eliane Brum". 

Foram impressos 50 exemplares aos familiares da autora. O livro analisa 12 colunas publicadas pela jornalista Eliane Brum sobre a construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, e se constitui em uma investigação a respeito do jornalismo literário socioambiental. A disponibilização é uma homenagem à Camila.

Com 207 páginas, o material ganha novo formato pelas mãos da docente e pode ser baixado gratuitamente no site da Quipá Editora. A publicação é custeada pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, no qual Camila era discente. A partir do custeio pelo PPGAD, a obra ganha livre acesso online. 

Tiago Silva/Independente

Professora Jane Mazzarino em entrevista no Grupo Independente

Professora Jane Mazzarino em entrevista no Grupo Independente

 

Produção

Jane destaca que foram unidas a sua familiaridade com os temas ambientais com as vontades de Camila em abordar o jornalismo literário. O processo envolveu desde a elaboração do referencial teórico até a caracterização dos objetivos do estudo e a execução, efetivamente. 

Camila descreveu que a análise foi desenvolvida a partir de categorias emergidas da parte teórica, contemplando conceituações sobre o jornalismo, a literatura, o jornalismo literário e o "novo jornalismo", sendo elas examinadas na perspectiva humanista e da narrativa híbrida. 

Tais conceituações se aplicam ao material de Eliane Brum, com a utilização delas nas colunas. "Eliane, de forma geral, tece o cotidiano de ribeirinhos, problematiza questões sociais, políticas, culturais e econômicas", destacou a professora Jane Mazzarino.